PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





DICAS PARA MELHORAR A AUTOESTIMA DAS CRIANÇAS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

Para ter uma autoestima positiva, os primeiros anos de uma criança são o alicerce deste processo. Os pais não conseguem controlar tudo o que o filho pensa, ouve e vê, as questões que contribuem para sua autoestima. Entretanto, há muito o que se fazer e você pode seguir algumas dicas para melhorar a autoestima das crianças. A recomendação dos especialistas é começar desde cedo alimentando a autoestima dessa criança, porque quando ela nasce, é como se começasse a contabilizar as questões positivas e negativas do zero.

A criança tem, nessa fase, a chance de armazenar muitas coisas positivas sobre si mesma, se valorizando, porque com o passar dos anos, as experiências negativas irão compensar tudo o que foi acumulado nessa fase. Mas quais são as dicas para melhorar a autoestima de crianças e como os pais podem ajudar neste processo. Confira as recomendações:

Recomendações para melhorar a autoestima das crianças

DICAS PARA MELHORAR A AUTOESTIMA DAS CRIANÇAS

1. Demonstre afeição e amor em tudo o que for fazer para as crianças, desde as primeiras idades da infância. Até mesmo um bebê, quando é tratado com carinho, registra em seu subconsciente o fato de que é valioso para seus pais e muito amado.

2. Sempre elogio as qualidades do seu filho. Todas as ocasiões que ele fizer algo bem feito, mostre que você percebeu o resultado positivo do trabalho dele e valorizou o esforço. Diga que está orgulhoso e que ele é uma pessoa especial pela forma como realizou a tarefa.

3. Faça elogios sensatos. É recomendado evitar frases exageradas como dizer que o filho é o melhor do mundo ou a melhor pessoa que já existiu. Esse tipo de comentário pode terminar sendo contra-produtivo, porque a criança desenvolve assim o ego inflado, o que vai afetar drasticamente o seu envolvimento com seus amigos, acarretando de forma negativa na autoestima.

4. Estabeleça metas a serem cumpridas. Uma das dicas para melhorar a autoestima de crianças é estabelecer metas atingíveis. Entre elas podem estar tarefas simples, como se vestir sozinho, alcançar determinada nota em uma prova escola. As metas devem ser apropriadas para cada idade e a capacidade da criança. Sempre a estimule e elogie quando a meta for alcançada.

5. Jamais desacredite dos sentimentos das crianças. Se numa situação delicada a criança ficar chateada com algum colega, jamais a trate como se ela estivesse exagerando. Somente recebendo a compreensão de seus sentimentos é que ela irá se abrir para superar esta situação, sem que isso interfira em sua autoestima.

6. Critique o ato errado e não a criança. Se seu filho fez algo errado, diga que a ação foi errada, não que ele é uma criança feia ou má. Afirme que ela é uma criança boa e especial, mas que cometeu uma ação incorreta.

7. Jamais compare seu filho com outras crianças. Não questione a criança, principalmente quando ela agir de forma inesperada, do porque ela não é igual a algum colega da escola. Isso abala muito a autoestima das crianças, que sentem que os pais estão decepcionados com ela por não ser como a criança usada como modelo.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!