PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





DICAS PARA MANTER A FORMA NA TERCEIRA IDADE

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

DICAS PARA MANTER A FORMA NA TERCEIRA IDADE

Quer chegar à melhor idade com a saúde do corpo e da mente em dia? Então, se ligue nas dicas para manter a forma na terceira idade. Muitos dos cuidados que as pessoas idosas devem ter é um tipo de continuação que deve ser dado ao longo da vida, independente da idade.

Entre as dicas uma delas é tomar banhos mornos e rápidos, já que a água quente não combina com a pele, muito menos com o couro cabeludo, mesmo quando se é jovem. Em relação à higiene pessoal é importante ainda usar sabonetes neutros, que são menos abrasivos à pele, bem como evitar as esponjas. Ao se chegar à terceira idade é normal que a pele não produza mais a oleosidade natural e necessária para não ressecar.

Outra das dicas para manter a forma na terceira idade é beber em torno de seis copos de água por dia. Embora os idosos suem menos, continua sendo importante ingerir o líquido para o bom funcionamento do organismo, até porque nessa fase é mais fácil desidratar. Já a alimentação diária deve ser dividida entre as principais refeições do dia e lanches nutritivos entre elas.

Assim como em qualquer idade, é preciso mastigar bem os alimentos e nunca pular refeições, nem mesmo o café da manhã, que deve ser a refeição mais completa. É preciso ainda que o cardápio possua todos os grupos alimentares, como carboidratos, sendo as melhores opções os complexos, como os grãos integrais, e as proteínas provindas de carnes magras e de outras fontes.

Mais dicas para manter a forma na terceira idade

Da mesma forma que proteínas e carboidratos são importares, é essencial que os idosos tenham um cardápio repleto de legumes e frutas. Esses alimentos oferecem fibras, vitaminas e minerais que vão ajudar a manter o corpo em forma e em bom funcionamento.

Vale ainda as dicas de evitar os refrigerantes, que podem ser substituídos por sucos de frutas naturais e chás, gelados ou quentes. Entre os chás, os mais recomendados são de boldo, camomila e erva doce. Também é importante que o idoso beba leite, desde que não possua intolerância, e consuma outros alimentos ricos em cálcio, inclusive, as mulheres para prevenir a osteoporose.

É fundamental ainda não exagerar no sal na hora de preparar as refeições, sendo que adicionar temperos variados diminui a necessidade de sódio. Além disso, não é preciso usar sal na comida pronta, nem mesmo na salada que é mais bem temperada se for usado azeite de oliva, vinagre de maçã ou limão.

Quanto às atividades físicas, as mais adequadas são as caminhadas e demais exercícios de baixo impacto, ainda mais se o idoso não tem o costuma de exercitar-se. Nesse caso, é importante ainda que ele receba orientação de um profissional capacitado, ainda mais se quiser realizar natação, musculação e ginástica, que também é possível de praticar, desde que com monitoração.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!