DICAS PARA LIMPAR FERRO DE PASSAR ROUPA

DICAS PARA LIMPAR FERRO DE PASSAR ROUPA

Quem tem o hábito de passar roupa sabe que limpar o ferro nem sempre é uma tarefa fácil. A sujeira no aparelho é decorrente do uso de tecido sintético em uma temperatura não recomendada, o que acaba formando uma mistura preta e grudenta. Com essa sujeira, fica bastante difícil passar outros tecidos, que acabam sendo manchados ou até danificados, principalmente nas roupas mais claras e delicadas. A seguir você poderá conferir algumas dicas para limpar ferro de passar roupa.

O comum é que se raspe o metal do ferro ou passe uma palha de aço no local para limpar a sujeira. O problema é isso pode comprometer o ferro de uma maneira irreversível. Existem várias dicas para limpar ferro de passar roupa. Uma solução caseira para esse problema é colocar uma colher de sal grosso sobre uma folha de papel e com o ferro ligado, passar o aparelho várias vezes sobre o sal, pressionando de leve. Ao fim do processo, apenas limpe a superfície com um pano limpo e úmido. Para essa técnica, não use a opção vapor do aparelho.

Outra ideia é limpar o ferro de passar roupas colocando o aparelho em temperatura máxima, de forma que o plástico grudado acabe derretendo totalmente. Depois disso, ele pode ser facilmente removido com uma espátula de madeira ou outro material que não arranhe ou danifique a superfície do ferro. Outra dica é esfregar na mancha, com um pano macio, uma pasta formada por bicarbonato de sódio e detergente. Esfregue somente depois de ter deixado a mistura agir por alguns minutos na sujeira, apenas secando com um pano após o processo. Outra substância que ajuda na limpeza é o vinagre e você pode conseguir se livrar das manchas esfregando um pano encharcado com vinagre no lugar sujo.

Como limpar ferro de passar roupa

A melhor mistura é a de água, vinagre branco e uma esponja macia. Comece misturando meio copo de vinagre branco com meio copo de água. Passe a mistura com o lado mais macio da esponja sobre a estrutura do ferro, ainda morno. Para finalizar, remova toda a solução passando um pano úmido várias vezes. O vinagre pode ser substituído na receita por detergente neutro, mas exigirá mais força e empenho para conseguir tirar todos os resíduos do aparelho. Se a sujeira já for antiga e tiver aderida ao ferro, pode ser que somente produtos de limpeza mais pesados conseguiam efetuar a limpeza da superfície do ferro.

No caso do ferro sem película antiaderente, qualquer tentativa de limpeza só deve ser feita com o aparelho totalmente frio. Use um saponáceo com esponja macia, mas tomando o cuidado para que o produto não entre nas saídas de vapor do ferro de passar. Jamais coloque produtos de limpeza ou qualquer outro em compartimentos internos do ferro.