PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





DICAS PARA IDENTIFICAR VAZAMENTO DE ÁGUA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

DICAS PARA IDENTIFICAR VAZAMENTO DE ÁGUA

A água é o bem mais valioso para o ser humano, não é mesmo? Mesmo tomando cuidados desde cedo, como fechar bem a torneira ou diminuir o tempo no banho, acabamos desperdiçando água por meio de vazamentos. Por isso, é preciso seguir 4 dicas para identificar vazamento de água, com a finalidade de evitar desperdício.

Para você ter uma noção melhor, as 4 dicas para identificar vazamento de água são indispensáveis porque um buraco de aproximadamente 2 milímetros no encanamento pode desperdiçar até 3,2 mil litros de água em apenas um dia. O vazamento pode ainda prejudicar a estrutura da casa, causando problemas de umidade nas paredes.

Para evitar o problema do desperdício e do comprometimento do imóvel, é preciso saber identificar o vazamento de água em casa. Assim, você contribuirá para a preservação da água do planeta por meio de medidas simples e preventivas.

4 dicas para identificar vazamento de água

1 – Verifique o relógio de água

Faça um teste no relógio de água da residência ou estabelecimento. Feche bem todas as torneiras, desligue os aparelhos que utilizam água e não use sanitários enquanto estiver verificando o hidrômetro. Em seguida, anote o número que o hidrômetro mostra; se for de ponteiro, marque a posição do ponteiro maior. Uma hora depois, volte a verificar e observe se o número mudou ou se o ponteiro se movimentou. Como o relógio deve ficar estável, se o número mostrado mudar, significa que há um vazamento em algum dos canos da casa.

2. Busque o cano com problema

Abra uma torneira que seja diretamente alimentada pela caixa d’água (a do tanque de lavar roupas normalmente é). Depois da abertura, coloque um copo de água cheio na boca da torneira. Caso haja sucção da água do copo pela torneira, o vazamento existe e tende a ser decorrente do cano que a alimenta diretamente.

Outra forma de identificar o vazamento pela torneia é observar se ela pinga enquanto se fecha o vazamento certo. Lembre que o gotejar da torneira proporciona um desperdício de cerca de 46 litros de água por dia, ou seja, 1.380 litros por mês!

3. Os reservatórios dos prédios

Se você mora em um edifício, também é possível descobrir se há vazamento de água. Para tanto, feche o registro de saída do reservatório, que normalmente fica no subsolo do prédio. Marque o nível de água e, após uma hora, verifique se ele baixou. Assim como ocorre no relógio da residência, isso significa que há vazamento de água nas paredes do reservatório ou nas tubulações do reservatório, o que afeta todo o prédio.

4. Pelo vaso sanitário

Outra forma fácil de identificar um vazamento é utilizar o vaso sanitário por meio de uma borra de café que sobra depois que o café é passado. Basta jogar a borra no vaso e, se houver vazamento de água, a borra ficará concentrada no fundo. Já nos vasos que têm saída da descarga por trás, eles mesmos dão sinal de vazamento, pois enchem demais. Para confirmar, esvazie a água e se encher novamente, o vazamento está comprovado.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!