DICAS PARA FINANCIAR CARRO USADO

DICAS PARA FINANCIAR CARRO USADO

Embora o mais comum seja que as instituições financeiras cobrem taxas de juros menores aos consumidores que optam pela aquisição de um automóvel zero quilômetro, existem muitas vantagens em comprar carro usado. Para saber quais são elas e qual é o melhor caminho para o financiamento, confira quais são as 6 dicas para financiar carro usado.

Preste atenção nas 6 dicas para financiar carro usado

1. Pesquisar em bancos diferentes

Por mais tentadora que pareça a proposta de financiamento da primeira instituição bancária que você procurou para saber quais as condições para financiar um carro usado, é importante ver as condições oferecidas pelos demais bancos, nem que seja só para comparar.

Engana-se ainda quem pensa que as taxas são todas iguais, independente do banco escolhido. Além disso, as revendas e concessionária costumam disponibilizar as linhas de crédito que são melhores para elas, e não para os clientes, já que recebem gordas comissões.

2. Faça simulações

Grande parte dos bancos que fazem financiamento para carro usado dispõe de sites onde é possível realizar simulações para saber como ficam as condições conforme o carro usado que você comprar. Mesmo que o banco que você pensa em fazer o financiamento não disponha dessa ferramenta online, nada impede que você faça uma visita sem compromisso para fazer a simulação.

3. Considere o banco da montadora

Durante a sua pesquisa em busca do melhor financiamento para um carro usado, considere as condições do banco da montadora. Existem vários deles, como Banco Volkswagen, Banco Toyota, Banco Fiat, Banco Volvo, Banco GM, Banco Honda e outros. Alguns deles, em períodos anteriores, já ofereceram as melhores taxas de juros.

4. Consulte o seu banco

Entre tantas instituições bancárias, você não deve se esquecer de pesquisar no banco onde você tem conta aberta há anos. Por ser cliente, é possível aproveitar algumas vantagens exclusivas, como taxas de juros menores.

5. Guarde dinheiro

É importante que você tenha reservado em dinheiro uma parte do valor do veículo para pagar à vista na hora da compra. Assim, você terá que financiar apenas o restante. Quanto mais você puder pagar, melhor. No final, você vai economizar muito com os juros que não terá que pagar.

Para conseguir fazer isso, entretanto, é preciso um planejamento a longo prazo e organização para seguir o planejamento, economizando uma parte da sua renda durante vários meses. O ideal é que você tenha pelo menos 20% do valor do veículo usado, sendo que não é indicado comprometer mais de 15% da sua renda com o financiamento.

6. Outras formas de pagamento

Não se esqueça de inserir nas suas pesquisas uma simulação de leasing, o que pode sair mais em conta do que um financiamento. A dica vale ainda para o consórcio, no caso de você mudar de ideia e comprar um carro novo.

Ao aplicar as 6 dicas para financiar carro usado, você certamente fará o melhor negócio.