PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





DICAS PARA FAZER MEDITAÇÃO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

DICAS PARA FAZER MEDITAÇÃO

Meditar é um ótimo exercício para o corpo e a mente, que pessoas de todas as idades, homens e mulheres, podem fazer. Para iniciar hoje mesmo a sua prática, veja as dicas para fazer meditação que não podem ser esquecidas.

O primeiro passo para quem deseja fazer meditação é escolher um momento propício, no qual não precise se preocupar com compromissos e quando também não correrá o risco de ser interrompido. Como as pessoas podem meditar a qualquer hora, prefira as ocasiões que você possa realmente relaxar e “desligar” do mundo.

Para quem pode escolher, a dica é preferir o nascer do sol ou o pôr do sol, pois quando a natureza transita do dia para a noite e vice-versa é um momento muito favorável. Da mesma forma, é essencial encontrar um local calmo e tranquilo para a meditação, onde não haja barulhos que possam lhe desconcentrar.

Na hora de se posicionar para a meditação, o mais importante é estar confortável e relaxado. Embora não precise manter a tradicional posição de meditação, com as pernas entrelaçadas, chamada de Padmasana (a posição de lótus) que nem todo mundo consegue, é importante que as costas estejam retas. Os olhos devem permanecer fechados e o pescoço e ombros não podem ficar tensos.

Mais dicas para fazer meditação de forma adequada

É melhor se o estômago estiver relativamente vazio para meditar, sendo que uma dica quanto ao melhor momento é antes das refeições. Porém, também não é apropriado estar com muita fome, senão ela pode desconcentrar, mas de estômago cheio corre-se o risco de pegar no sono durante a prática.

Já a dica para começar a meditação propriamente dita é iniciando com alguns aquecimentos, também chamados de exercícios de sukshma yoga. Caso não os conheça você pode fazer um leve alongamento para sair da inércia e melhorara circulação sanguínea. Eles devem ser feitos em pé, depois de finalizá-los, já é possível sentar.

Nesse momento, comece a respirar profundamente, inspirando e expirando. Você pode ainda fazer a técnica de respiração das narinas alternadas. A respiração correta faz muito bem ao corpo e à mente, além de colaborar para que a mente entre em estado meditativo. Outra dica é manter um sorriso suave nos lábios.

Não existe uma regra quanto ao tempo de meditação, cabe a você definir o que achar melhor, sendo possível começar com períodos mais curtos de meditação e gradativamente aumenta-lo, à medida que a concentração se torna mais duradoura.

Para facilitar a meditação concentre-se na sua respiração ou nas batidas do coração. Quando sentir que está finalizando a meditação, abra os olhos devagar, sem pressa. Da mesma forma movimente-se tranquilamente, levantando-se com calma, até voltar ao ritmo normal.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!