PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





DICAS PARA FALAR EM PÚBLICO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Mercado, Negócios e Empresas

DICAS PARA FALAR EM PÚBLICO

Falar em público nem sempre é uma tarefa fácil para os mais tímidos ou menos articulados, mas existem algumas dicas para falar em público que podem te ajudar na hora de apresentar um trabalho, fazer um discurso ou qualquer outra situação do gênero. Confira abaixo as principais 6 dicas para falar em público com sucesso.

Como falar em público

1. Sempre se prepara para falar. Esteja preparado com o máximo que puder saber sobre o assunto a ser abordado e não apenas o que for suficiente para preencher o tempo de sua fala. Não fique satisfeito apenas em preparar o conteúdo de sua fala, mas também treine como irá expor este material. Realize ensaios em casa, falando sozinho diante do espelho. Você também pode ensaiar apresentando para amigos e familiares, contando ainda com a sugestão e avaliação deles antes de sua apresentação oficial.

2. A melhor regra da boa comunicação é a naturalidade. Se o orador conseguir manter a espontaneidade enquanto fala, mesmo depois de cometer alguns erros técnicos, com certeza os ouvintes ainda irão dar credibilidade a suas palavras e aceitar a mensagem. Se você se apresentar de maneira muito forma, pode acabar criando dúvidas entre os ouvintes. Mantenha na hora da apresentação o seu estilo pessoal de comunicação, da mesma forma quando fala informalmente. Isso ainda o ajudará a ter mais confiança quando precisar falar em público.

3. Nunca fique dependente apenas da memória e sempre tenha com você um roteiro para usar como apoio na hora que nervosismo falar mais alto e der aquele branco. Algumas pessoas se sentem mais seguras decorando palavra por palavra da apresentação, mas na hora da apresentação o resultado é diferente, porque ao esquecer de uma palavra ou frase, acaba perdendo toda a linha de raciocínio. O roteiro ajuda a se manter dentro do propósito da apresentação.

4. Use a linguagem adequada. O cuidado com a gramática é fundamental para conseguir passar sua mensagem de forma clara. Pequenos deslizes podem não prejudicar tanto a apresentação, mas erros grosseiros podem acabar fazendo com que você perca a credibilidade diante dos ouvintes.

5. Mantenha o começo, meio e fim de sua apresentação. Comece anunciando sobre o que você pretende falar. Depois, fale sobre isso que prometeu e para finalizar, fale novamente sobre o que falou. Se você já deixar os ouvintes preparados para o que você vai falar, será mais fácil deles acompanharem sua linha de raciocínio. Sempre faça o possível para facilitar o entendimento. Se for tratar de um problema atual, lembre como a situação chegou a este problema, se for apresentar uma inovação, discorra sobre qual problema ela resolve.

6. Cuidado com a postura. Entre as dicas para falar em público está a postura diante dos ouvintes, porque é importante se movimentar diante deles, como uma estratégia para realimentar a atenção, mas deve ser usado nos momentos em que desejar destacar determinada informação ou reconquistar uma parcela dos ouvintes que se dispersou.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!