PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





DICAS PARA EVITAR ÚLCERAS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

DICAS PARA EVITAR ULCERAS

Quem já sofreu de úlcera sabe que a principal causa da enfermidade é a má alimentação. A úlcera gástrica, úlcera no estômago ou úlcera péptica é uma ferida no estômago que pode ser causada por vários fatores, mas o principal deles envolve os maus hábitos alimentares. Entre os principais sintomas da úlcera estão dor de estômago, que ocorre principalmente após a alimentação. De maneira geral, não é uma situação muito grave, mas você pode seguir algumas dicas para evitar úlceras. O tratamento é realizado normalmente com antiácidos, um medicamento que impossibilita ao suco gástrico do nosso estômago entrar em contato com a ferida e deixá-la em condição ainda pior.

Mas para aproveitar as dicas para evitar úlceras, é preciso antes saber quais são as causas da úlcera gástrica. Entre elas estão:

– estresse

– presença da bactéria Helicobacter Pylori

– má alimentação

– fator genético

Depois que a doença desenvolve, entre os sintomas estão enjoos, dor de cabeça, vomito, dor abdominal forte, que piora quando você se alimenta, dor como queimação na boca do estômago e perda de peso.

Dicas para evitar úlceras e reconhecer o problema

Somente o exame endoscopia digestiva possibilita a identificação com precisão da úlcera gástrica. O médico coloca uma sonda, que possui na ponta uma microcâmera, na boca do paciente e a direciona até o estômago. Com este equipamento, ele pode visualizar com clareza como estão as paredes do estômago e quais são as lesões causadas pela úlcera. Pode ser feita ainda uma biópsia do tecido do estômago para confirmar a presença da bactéria.

Mas, você pode seguir algumas dicas para evitar úlceras. A primeira recomendação é manter uma dieta equilibrada, tentando manter entre quatro e seis refeições por dia, com intervalos regulares entre elas. Também é bom evitar o excesso ou até mesmo completamente a ingestão de refrigerantes, café, comidas ácidas, bebidas alcoólicas, frituras e alimentos condimentados, que podem acabar agredindo a mucosa do estômago. Também é ideal optar por alimentos com pouco açúcar, porque o doce acaba aumentando a secreção ácida do estômago. Ainda na hora de se alimentar, espere o alimento esfriar um pouco antes de comer, sempre comendo devagar e mastigando bem a comida. Sem levar em consideração os hábitos alimentares, você também pode prevenir as úlceras tendo boas noites de sono e se exercitando com frequência. Uma mudança no estilo de vida e reeducação alimentar é a melhor forma de evitar o desenvolvimento de úlceras.

Tratamentos caseiros para acabar com úlcera gástrica

Existem alguns tratamentos caseiros para colocar fim à úlcera gástrica. A dica é tomar suco puro de uma batata durante um dia. O suco deve sempre ser consumido em jejum, várias vezes, logo após o preparo. Isso porque a batata é um antiácido natural, que não apresenta nenhuma contraindicação, sendo bastante eficiente no combate a gastrite e a úlcera.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!