PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





DICAS PARA EVITAR PESADELOS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

DICAS PARA EVITAR PESADELOS

No passado, se acreditava que os pesadelos eram causados por um demônio, que disfarçado de homem, pressionava o peitoral de suas vítimas, provocando a sensação de falta de ar e sufocamento, isso é o que fazia com que as pessoas que sofriam do pesadelo acordassem apavoradas e ofegantes. A psicanálise indica que os sonhos são resultado de nossos desejos mais ocultos e ocorrem na fase mais profunda do sono, que dura aproximadamente uma hora e meia. Conforme estudos do Instituto do Sono de São Paulo, um total entre 2 e 6% da população brasileira tem pesadelos recorrentes, enquanto 85% sofrem com pesadelos ocasionalmente. Mas você pode seguir algumas dicas para evitar pesadelos.

Isso porque existem alguns fatores que influenciam diretamente na ocorrência de pesadelos. Veja quais são esses fatores e quais as dicas para evitar sofrer com pesadelos à noite.

Dicas para evitar pesadelos à noite

– Alimentação: muita gente liga o excesso de comida a ocorrência de pesadelos, porque existem alguns alimentos que causam refluxo, como no caso da cafeína, presente em chás e café, ou molho de tomate, que é ácido, ou bebidas gasosas. Então o cuidado com a alimentação antes de dormir é fundamental, porque se o estômago estiver em desconforto, isso irá afetar a qualidade do sono.

– Cuidado com a respiração: a maioria das pessoas que sofre de problemas como hipopneia e apneia enfrenta dificuldades para dormir, acordando no meio da noite com sensação de sufocamento. Isso ocorre por conta do fato de a dificuldade de respirar se refletir no sonho, aparecendo como uma situação perturbadora, como fuga ou afogamento. As imagens perturbadoras no sonho é a forma encontrada pelo cérebro para que a pessoa consiga acordar e recuperar o ritmo da respiração.

Remédios que causam pesadelos

Existem relatos de que remédios prescritos para hipertensos, os betabloqueadores, acabem resultando em muitos pesadelos durante a noite. Não existe nenhuma comprovação científica de que os medicamentos causem pesadelos, mas a ocorrência é comum neste grupo de pessoas. Alguns medicamentos para hipertensão acabam fazendo com que as pessoas tenham o mesmo sonho repetidamente, bons ou ruins.

Por fim, outra dica para evitar pesadelos é tomar cuidado com o consumo dos medicamentos antidepressivos. Isso por que as substâncias psicoestimulantes, como no caso da fluoxetina, é preciso ser tomada no período da manhã. Isso porque os medicamentos com esta substância deixam o corpo em estado de alerta, o que pode causar insônia e um sono sem qualidade, tornando a situação propícia para sonhos ruins. Somente nos casos dos sedativos a ingestão dos medicamentos deve ocorrer no período da noite.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!