DICAS PARA ENTREVISTA DE EMPREGO EM INGLÊS

DICAS PARA ENTREVISTA DE EMPREGO EM INGLÊS

Quem deseja trabalhar em multinacionais deve saber que não raro poderá enfrentar uma seleção para uma vaga de emprego que será conduzida em inglês. Conforme o cargo e a necessidade do contratado ter fluência no idioma, isso é possível, sendo que o recrutador pode ser até mesmo um nativo de países que tem o inglês como a sua língua oficial. Por isso, ao se deparar com esse tipo de seleção, apenas invista o seu tempo nela se você tiver condições de aguentar o processo de recrutamento. Para ajudar nesse momento, algumas dicas para entrevista de emprego em inglês podem ajudar nos seus propósitos de conseguir a vaga. A primeira delas é básica, você deve conhecer o vocabulário, principalmente, do seu ramo de atuação.

Confira dicas para entrevista de emprego em inglês

Mesmo que você fale bem o inglês, mas não tenha nenhum conhecimento do vocabulário técnico, por exemplo, sendo essa a sua área, pode complicar as suas chances de obter sucesso na seleção. Por isso, se você ainda tiver tempo, é preciso aprender os principais termos.

Já se você pretende conseguir um cargo na área de economia, pode ser ainda mais importante conhecer algumas expressões, sendo que diferente da parte técnica eles podem sofrer mudanças ao longo do tempo. Ou seja, existem termos que estão em alta na economia, como nonrenewable resources (recursos não renováveis) e command economy (economia centralizada).

Uma das formas mais eficientes de treinar o vocabulário para falar fluentemente o inglês ou qualquer outro idioma é lendo. Assim, você pode ler notícias referentes ao ramo de atuação da companhia que pretende integrar o seu quadro de funcionários. Mesmo que você tenha um farto vocabulário e possa bater muito papo, é melhor não se animar demais.

Dessa forma, outra das dicas para entrevista de emprego em inglês é ser direto, apenas respondendo o que o recrutador perguntar, claro que você deve falar sobre a sua experiência e qualificações, mas com foco. Especialistas lembram ainda que pessoas que passarem por uma entrevista de emprego em inglês devem evitar os clichês.

A isso se referem aquelas frases prontas, como I work very hard (Eu trabalho duro) ou I am a good team player (Eu trabalho bem em equipe). É importante que você mostre naturalidade em se expressar no idioma inglês, sem vir com frases prontas que parece que você está repetindo sem exatamente saber o que está dizendo.

Se você sabe inglês, mas está meio enferrujado, treine antes da entrevista, sendo que falar enquanto olha para o espelho é um exercício que vai ajudar você a perceber como está a sua entonação e expressão. Outra dica é treinar respostas para perguntas como: Why should we hire you? (Por que eu deveria contratá-lo?) e What are your strengths and weaknesses? (Quais são seus pontos fracos e fortes?).