PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





DICAS PARA DOAR LIVROS USADOS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

DICAS PARA DOAR LIVROS USADOS

Está pensando em passar alguns materiais adiante? Confira as dicas para doar livros usados e proporcionar que outras pessoas também tenham acesso a uma leitura de qualidade. O que primeiro deve ser feito é avaliar o estado dos livros, pois não é de bom gosto doar publicações que estejam em péssimo estado.

Caso a edição esteja em frangalhos e não há como melhorar o seu estado então não deve ser doada. Já se é possível consertar o problema do livro, procure fazer você mesmo ou pedir para alguém que saiba, assim, poderá doar o livro em condições de já ser lido.

Você pode doar as publicações para escolas públicas da sua região, confira se elas aceitam os livros que você deseja passar adiante. Você pode doar até mesmo a seus amigos e conhecidos que desejam ler o livro e pode sugerir que eles passem adiante também, após concluírem a leitura.

Existem ainda outras instituições que podem receber os seus livros, como bibliotecas públicas, entidades com bibliotecas, ONGs, etc. No Rio Grande do Sul, há o projeto Banco de Livros, que arrecada livros, desde que em bom estado, para encaminhar às entidades interessadas.

São presídios, creches, escolas, hospitais e unidades da Fase que recebem os livros doados. Para fazer uma doação basta se informar sobre os locais de arrecadação pelo site bancossociais.org.br/Hotsite/37/Banco-de-Livros/pt/Inicial.

Mais dicas para doar livros usados

Em todo o país existem inciativas para quem possui livros para doar. Quem deseja passar adiante livros didáticos pode contatar o Programa Nacional do Livro Didático, sendo que eles costumam ser usados até três anos após o uso pelo primeiro estudante. É possível fazer essa doação por meio da própria escola.

Já quem reside em Curitiba, capital do Paraná, pode encaminhar os seus livros usados para as Casas da Leitura da Fundação Cultural de Curitiba, que mantem o projeto Tubotecas – fundacaoculturaldecuritiba.com.br/literatura/programas/tuboteca. As bibliotecas funcionam nas estações de transporte público, sendo que os livros podem ser escolhidos e depois de lidos, entregues, sem necessidade de cadastro.

No interior dos estados também existem projetos que estimulam a leitura e aceitam a doação de livros, como na cidade paulista de Mairiporã, sendo que eles podem ser doados na Secretaria de Educação do município. O Projeto Geloteca transforma geladeiras em estantes de biblioteca. Existem várias delas em diferentes pontos da cidade, como rodoviária e unidades básicas de saúde.

Outras entidades são o Exército da Salvação, em São Paulo e no Rio de Janeiro; Programa Biblioteca itinerante e Projeto Translivroteca e Pegadas da leitura, em São Paulo; Projeto Recicla Leitores, no Rio de Janeiro; CIRANDAR – Centro de Integração de Redes Sociais e Culturas Locais, no Rio Grande do Sul; e Associação Domingos Sávio, no Mato Grosso.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!