DICAS PARA DISCURSOS DE FORMATURA

DICAS PARA DISCURSOS DE FORMATURA

Quem está próximo do momento de concluir sua graduação e pegar o diploma tem uma preocupação especial. Trata-se do orador da turma, responsável por realizar o discurso de formatura em nome de todos os colegas que se formam com ele. O orador é a voz da classe. Mas antes de ficar nervoso e tremer por conta da responsabilidade que o cargo impõe, é necessário conferir dicas para discursos de formatura, o que ajudará no processo de criação do texto.

A verdade é que um discurso de formatura bem escrito feito na frente de colegas, pais e professores e outros convidados é uma experiência inesquecível. Para não fazer feio nesse momento em que todos os olhos estarão voltados para você, que tal checar as dicas para discursos de formatura?

Veja dicas para discursos de formatura

Comece a planejar o discurso pensando no significado da sua experiência na universidade. Pergunte-se o que esta experiência ensinou a você e aos outros, no que se refere à sua vida, seu crescimento e seu sucesso. Pense também: como eu e meus colegas mudamos após começarmos o curso? Qual a lição mais importante que posso tirar desse tempo que passei aqui? Quais histórias de sucesso brotaram durante nossos estudos? Quais desafios encararemos no próximo passo de nossa jornada, e como estaremos preparados para superar tais desafios agora que estamos aqui?

Depois de refletir sobre as perguntas acima, desenvolva um tema, que pode ser muito específico ou muito amplo, mas você quer um tema para criar um texto objetivo. Seu texto pode parecer mais um conjunto de lembranças suas se ele não tiver um foco, e não haverá lição ou moral contida no discurso.

Alguns temas comuns são: adversidade, o desafio que o grupo superou para chegar à formatura; e maturidade, tema que lida com a transformação em adulto e as responsabilidades que surgem. Talvez você possa falar sobre o quanto os colegas no início eram jovens e imaturos, e como eles cresceram em exemplos brilhantes de adultos e profissionais. Além disso, é possível basear seu discursos em lições de Vida, falando sobre os ensinamentos que tiveram no crescimento pessoal e no relacionamento com as pessoas.

Pensando na estrutura do discurso, organize-o com introdução, desenvolvimento e conclusão. Você pode ainda rechear o discurso com piadas, relatos de situações vivenciadas pelo grupo, mas lembrando que o excesso disso pode tornar o discurso cansativo. A introdução pode ser uma citação interessante, uma história cativante ou mesmo uma piada sobre a turma. É o momento de conquistar o público, podendo ser uma recordação do início do curso.

Faça um desenvolvimento interessante, mas sempre se lembrando de continuar atrelado ao tema. Coloque sua melhor ideia logo no início para chamar a atenção. Crie interesse ao dizer algo inesperado. Ao falar sobre adversidade, por exemplo, todos esperarão que você discurse sobre exames, relacionamentos e administração de tempo no período do curso. Por que não falar sobre algo inesperado? Discurse sobre o fato de as notas nem sempre serem um sinal de aprendizado  ou sobre o quão difícil é fazer professores baixarem a guarda. Surpreenda o público de um jeito literário e até com humor. Use sua conclusão para desenhar uma lição.

Com as nossas dicas para discursos de formatura, você estará pronto para fazer sucesso no momento de discursar.