PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





DICAS PARA DECIDIR QUANDO TIRAR FÉRIAS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas ,Viagens

DICAS PARA DECIDIR QUANDO TIRAR FÉRIAS

Nem sempre o funcionário de uma empresa tem a oportunidade de escolher qual o melhor período para descansar. Muitas vezes, as empresas fazem as chamadas férias coletivas ou mesmo organiza o calendário dos seus empregados. As dicas para decidir quando tirar férias, portanto, serão úteis a quem pode decidir por conta.

De qualquer forma, é preciso saber que as férias são um direito que todos os trabalhadores têm. O empregador também deve avisar com pelo menos 30 dias de antecedência quando vai iniciar as férias do seu funcionário.

Embora seja possível ao empregado “vender” as suas férias (no máximo 20 dias), o aconselhável é que ele usufrua desse benefício. Além disso, mesmo em casa ou trabalhando esse período deve ser pago pela empresa.

Também é de praxe que o funcionário saia de férias quando completar 12 meses de atividade. No entanto, se a admissão foi em outubro e você prefere pegar férias em dezembro, é possível conversar como seu chefe para que as suas férias não acabem caindo sempre em um período que você não tem o costume de viajar.

Já quando você é casada e quer viajar com o marido e/ou os filhos pode ser ainda mais necessário conversar com o seu superior para que possa negociar as suas férias.

Mais dicas para decidir quando tirar férias

Quem deseja receber o seu descanso merecido e completo deve evitar as faltas injustificadas, as quais por lei podem ser abatidas das férias. Até cinco faltas sem justificativa, o trabalhador tem o direito ainda de gozar de 30 dias de férias.

Mas se forem de seis a 14 faltas, os dias de descanso caem para 24 e assim até zero dias de férias se o trabalhador não justificar mais de 32 faltas. Em geral, o empregador deve dar as férias integralmente aos funcionários.

Porém, elas podem ser divididas em pelo menos dois períodos, sendo que um deles deve contar com 10 dias corridos. Menores de 18 anos e quem tem mais de 50, entretanto, não gozam dessa possibilidade.

Negociar com o seu empregador para que as férias sejam divididas em duas partes é uma das dicas para decidir quando tirar férias se você gosta de sair apenas por alguns dias duas vezes ao ano ou somente parcelar o seu descanso.

Quem gosta de praia, mas também aprecia as viagens nos meses mais frios, pode tentar conseguir 15 dias em janeiro e mais uma quinzena em agosto, por exemplo. Já quem tem filhos acaba priorizando o período de recesso das escolas. Mas se esse não é o seu caso e prefere destinos mais tranquilos e economizar dinheiro pode tirar as férias depois de março, na baixa temporada.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!