PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





DICAS PARA DAR LIMITES AO CÃO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

DICAS PARA DAR LIMITES AO CÃO

Assim como as crianças pequenas precisam de limites para conseguirem conviver socialmente e desenvolver autoconfiança e segurança para o equilíbrio emocional, com os animais o processo é bem parecido. Você já deve ter visto um cão totalmente “deseducado”, que estraga as coisas, não obedece aos chamados do dono, late sem parar, pula nas pessoas ou rouba comida não é? Pois esse é um cão que necessita de limites! E não há ninguém melhor para fazer isso do que o próprio dono. Então se você tem um cão em casa que parece não seguir muito bem as regras, aprenda algumas dicas para dar limites ao cão e veja como ele pode melhorar.

Impondo alguns limites você pode evitar situações constrangedoras e que atrapalham a sua vida profissional e social, como não conseguir sair de casa sem marcas de patas nas roupas, ou não conseguir manter plantas no jardim por que são todas devoradas pelo seu cãozinho. O barulho excessivo à noite que incomoda os vizinhos e a falta de controle ao passear na rua com guia também são sinais de que seu cão precisa de limites.

E antes que você sofra pensando que dar limites significa ser cruel com seu melhor amigo, saiba que não é assim que ele vê a situação. Novamente como uma criança, o cachorro se sente mais seguro e amado quando alguém lhe mostra o caminho e ensina o que deve e o que não deve fazer. Agora que sabe que seu cão tem jeito, confira algumas dicas para ensinar limites:

Como dar limites ao cão

– Assuma o controle: você deve assumir o papel de líder da matilha. É você quem ditará as ordens e ele deve assumir o papel de seguidor. Naturalmente, os cães convivem em grupos, portanto não é difícil criar uma hierarquia na sua casa, mesmo que ele seja o único cão da família. Ele aprenderá a respeitá-lo como líder assim que você mostrar que pode ser um. Use voz de comando, palavras curtas e mais ação.

– Ensine boas maneiras: a educação e boas maneiras devem ser passadas para seu cachorro desde cedo. Para conseguir isso, ensine utilizando o método da recompensa: dê um petisco para cada ato positivo que ele tiver ou cada mudança de comportamento que você repreende. Os ensinamentos devem fazer parte do dia-a-dia do cão para que ele saiba que sempre haverá repreensão se mudar o comportamento ou tomar atitudes que você desaprove.

– Sem agressividade: jamais utilize métodos violentos para adestrar, além de desnecessário é ineficiente. Use tom de voz forte e palavras autoritárias, porém não agressivas; e palavras de encorajamento quando ele atender a comandos seus, como “senta” ou “deita”.

– Evite exageros: conviver com um cachorro pode trazer naturalmente uma intimidade entre ele e o dono, porém não exagere na liberdade que você dá a ele. Deixar que ele suba no sofá com visitas em casa, durma junto com você ou até que divida seu prato de comida são atitudes que mimam o cão e fazem os limites irem por água abaixo.

Desfaça esses hábitos e resista aos olhinhos carentes e as manhas que o cão pode fazer para que você se arrependa da repreensão, isso pode desmontar o seu papel de autoridade na relação dono-animal.

Com essas dicas você já pode começar a treinar com o cão. E se engana quem acha que apenas cachorros novinhos podem aprender, se o seu desajustado já é adulto ou idoso, as regras acima também valem. Apenas lembre-se de que terá que ter mais paciência para incutir novas regras ao cão.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!