PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





DICAS PARA CUIDAR DE CÃES IDOSOS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

DICAS PARA CUIDAR DE CÃES IDOSOS

DICAS PARA CUIDAR DE CÃES IDOSOS – Aquele cãozinho que faz parte da família, cresceu junto com seus filhos e era alegria da casa agora está indisposto, desanimado, seu pelo perdeu a cor e o brilho e não mais participa das brincadeiras? Pois é, seus filhos ainda estão jovens, mas seu cão envelhece muito mais rápido do que eles. Dependendo da raça, com 12 anos de vida, o cachorro já tem a idade equivalente a um ser humano de 62, e nessa etapa você precisa conferir algumas dicas para cuidar de cães idosos e garantir que ele tenha mais saúde e qualidade de vida.

Afinal, assim como para os humanos, a velhice não significa o fim ou má qualidade de vida, é possível aproveitar cada momento mesmo na melhor idade do seu cãozinho. Aprenda através de 3 dicas valiosas como fazer para cuidar dos cães idosos:

Como cuidar de cães idosos

1. Crie uma rotina para seu cão: os cães tendem a perder o interesse por brincadeiras de filhotes e esquecer alguns comandos que antes eram acostumados a obedecer com o envelhecimento. É necessário ter paciência com seu cão e não cobrar resposta para certos estímulos. Mude o tipo de exercícios, leve-o para um passeio calmo para que ele possa exercitar as pernas e não ficar preguiçoso e com os ossos cansados. Escolha lugares que tenham sombra e ar fresco para que o cão possa respirar melhor e trabalhar os pulmões.

Criar uma espécie de rotina de passeios, mesmo que pareça algo fraco, é um grande passo para seu cão idoso, todos os dias ele receberá estimulo, por isso nesse caso, a rotina é importante.

2. Alimente-o bem: claro que você o alimenta desde bebê, mas com o envelhecimento, o processo metabólico do seu cão vai exigir energia extra e às vezes ele nem ao menos consegue concluir. Por isso é recomendável mudar a ração para uma específica para cães mais velhos e observar se ele está se alimentando regularmente e em boas quantidades. As rações para cães idosos ajudam ainda a prevenir a obesidade que a falta de exercícios pode causar, pois contém poucas calorias e muitas fibras que auxiliam no funcionamento intestinal.

3. Aumente as consultas ao veterinário: torne o check up ao médico um hábito mais regular. Algumas doenças são até características dos cães mais velhos por aparecer a partir de certa idade. Seu cão pode ter problemas no coração, diabetes e até câncer.

É preciso checar também a perda da massa muscular, mudanças nos rins e possíveis perdas de audição e visão, que são normais, mas podem ser tratadas e prevenidas. Conforme ele for envelhecendo, é possível que o veterinário receite fraldas e alguns remédios, mas isso faz parte do processo de envelhecimento dele. Pulgas e carrapatos gostam de atacar cães com imunidade mais baixa, não se pode deixar seu cão enfraquecer e virar alvo deles, das doenças citadas e outros males.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!