PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





DICAS PARA CRIAR UM HAMSTER

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

DICAS PARA CRIAR UM HAMSTER

A popularização como personagem de filmes e desenhos contribuiu para o hamster ter se tornado um dos bichinhos mais procurados nos pet shops. Se você nunca teve um hamster e pretende adquirir um, confira 4 dicas para criar um hamster na sua casa, com muita praticidade e mais chances de proporcionar uma vida agradável para o seu novo bicho de estimação.

Esses roedores são fáceis de criar, pois são animais de pequeno porte, exigem pouco espaço no seu lar (boa opção para quem mora em apartamentos) e conquistam com sua fofura. Mas assim como todos os outros animais de estimação, o hamster precisa de cuidados especiais para ter conforto e uma vida saudável.É por isso que preparamos 4 dicas para criar um hamster.

4 dicas para criar um hamster

1. Limpeza e escovação

O hamster não dá muito trabalho em relação à higienização. Por conta disso, não há desculpas para deixar o animal sujo e mal-cheiroso. Os banhos são necessários com pouca regularidade. Você precisará apenas de uma toalha úmida para limpar e outra seca para secar o bichinho. Para mantê-lo limpo e em bom estado, faça a escovação uma vez por semana. Existem escovas próprias para escovar o pelo do hamster, mas uma escova de dente pode resolver.

Antes de retirar o hamster da gaiola para escovar seu pelo ou para brincar com o pet, lave bem as mãos com sabonete neutro, com o objetivo de não levar bactérias para a gaiola e diretamente ao animal. Além disso, nunca utilize talco, sabão ou qualquer outro produto no pelo do hamster, nem molhe a sua cabeça.

2. Unhas e dentes

Utilize a ração dada ao seu hamster para gastar a ponta dos seus dentes e deixá-los menos afiados. Para isso, escolha o tipo mais duro do alimento. Galhos de árvores frutíferas também são boas opções para a alimentação e para a mordida dos roedores.

Quando você for segurá-lo, tenha cuidado com os dentes e com as unhas do animal, que podem ser um pouco perigosas. Quando estiverem muito grandes, é recomendável cortar as unhas, mas outra opção para mantê-las em um bom tamanho é utilizar lixas no chão da gaiola.

3. Na gaiola

O kit básico de sobrevivência do seu hamster em uma gaiola consiste em água fresca, ração sem reposta e papel higiênico ou algodão para a construção do seu ninho. Fique atento também ao local em que você deixará a gaiola. Mantenha-a longe de correntes de ar intensas e raios solares. Para tanto, é recomendável utilizar o interior de cômodos. Evite também a área de serviço da sua casa, pois a proximidade com produtos de limpeza e outros químicos pode prejudicar o animal.

4. Passeios

Eventualmente, quando quiser soltar o hamster para passeios, você precisará estar atento a alguns riscos a que o animal estará exposto. Mantenha-o longe de lugares que possam causar choques elétricos, quedas e queimaduras. Além disso, sempre o vigie para não deixá-lo entrar em algum lugar inacessível, onde você não poderá alcançar depois. Para estimular o exercício do seu hamster sem tirá-lo da gaiola, prefira o uso da roda de exercícios do tipo esfera, onde ele será capaz de brincar sem riscos.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!