PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





DICAS PARA CRIAR SENHAS MAIS SEGURAS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas ,Segurança

DICAS PARA CRIAR SENHAS MAIS SEGURAS

Com diversas falhas e vírus nos sistemas de segurança pela internet, é comum se sentir inseguro na hora de criar uma conta on-line e acrescentar dados pessoais e até informações bancárias e financeiras. Uma senha para guardar tudo isso parece não ser mais o suficiente para sua segurança. Nesse artigo vamos ensinar algumas dicas para criar senhas mais seguras e evitar transtornos.

Tentando burlar os hackers, alguns sites têm criado combinações para tornar o acesso a sua senha mais difícil, pedindo números de caracteres que a compõe ou obrigando a mesclar letras com números. Mas nem sempre as combinações criadas a partir dessas regras são livres de fraude, já que alguns ladrões de informações podem utilizar probabilidade para desvenda-las ou às vezes ficam tão complexas que nem mesmo você, o dono, conseguiria lembrar. Mas não precisa se desesperar a desapegar de todas as alternativas on-line. Veja dicas abaixo:

Principais dicas para criar senhas mais fortes e seguras

1. Aposte nas senhas longas: como dito anteriormente, longas combinações de palavras com números e outros caracteres podem sim confundir sua memória e fazer você se esquecer da própria senha que criou. Mas, apostar em senhas longas ainda é uma boa opção se você substituir uma combinação complicada por uma frase.

Prefira frases de efeito, alguma que você saiba de cor ou se identifique, é preciso que ela faça sentido para você para que se lembre sempre que precisar. Evite repetir esta frase em redes sociais como citações, mesmo que seja muito significativa, pois desse jeito você pode estar deixando uma pista do que usaria como senha.

2. Utilize caracteres: para deixar a frase mais difícil e escapar das suposições, você pode até utilizar vírgulas, arrobas e números na composição dela. Mas nunca misture no lugar de letras, prefira utilizar os novos elementos substituindo o espaço.

3. Caixa alta: outra estratégia que funciona é utilizar caixa alta. Pode ser em algumas letras específicas, das quais você irá se lembrar depois, no início ou no fim das palavras.

4. Tente não repetir suas senhas: uma senha para o banco, outra para o site de compras, outra para as redes sociais. Com tantos cadastros que giram em torno da sua vida hoje, é normal querer unificar e utilizar a mesma senha para todos, para que você não esqueça e facilite as operações.

Mas esse hábito pode ser muito perigoso. Se um hacker lutar para descobrir sua senha em um site, com o mesmo e-mail e combinação de caracteres, ele pode abrir seu cadastro em outro, depois outro, e então você não terá somente um problema de invasão para lidar.

5. Mude sempre sua senha: mudar sua senha mais de três vezes ao ano diminui as chances de ser hackeado. Tente estabelecer um cronograma e sempre utilize as dicas citadas a cima para criar a nova senha.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!