PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





DICAS PARA CORRIDAS EM TERRENOS IRREGULARES

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

DICAS PARA CORRIDAS EM TERRENOS IRREGULARES

Uma nova tendência na prática de corridas é optar por terrenos irregulares, deixando de lado o ambiente frio das esteiras nas academias e também a regularidade comum do asfalto e da cidade. Esse é um modelo de corrida para quem busca encarar a natureza, correndo em estradas não pavimentadas e outros terrenos irregulares. No entanto, é essencial conhecer 3 dicas para corridas em terrenos irregulares.

Esse tipo de corrida se diferencia das provas de rua não só pelo terreno, que pode ser trilhas de terra, no meio do mato, atravessando solos pedregosos ou rios, mas também por sua altimetria, enfrentando muitos aclives e declives. Por conta dessas diferenças, é importante ficar atento às x dicas para corridas em terrenos irregulares.

O corredor dessa prática precisa de muita resistência física nos membros inferiores, pois a corrida vai exigir diferentes técnicas, já que o solo pode ser gramado, terra, trechos íngremes ou até com cascalho. Quando a postura ao correr e o ajuste no ritmo precisam mudar a todo instante, o atleta deve ter mais foco nessa prática. O nível de concentração exigido é grande, precisando ficar atento a raízes, troncos, pedras e outros obstáculos no caminho. Não saber o que vem pela frente no próximo quilômetro pode ser uma armadilha capaz de fazer o atleta errar na estratégia, provocando uma sensação de cansaço e fadiga maior que a corrida no asfalto.

Veja 3 dicas para corridas em terrenos irregulares

1.O tênis apropriado é fundamental para sua performance e segurança: a indústria dos calçados está bem evoluída nesse sentido e você pode encontrar, facilmente, tênis com corpo e solados próprios para correr em diferentes tipos de terrenos acidentados. O tênis de trilha se difere pouco do tênis de asfalto e não precisa ser pesado, ou exageradamente reforçado.

Se você não possui tênis específico para esse tipo de terreno, use algum tênis já amaciado. O tênis usado tem melhor aderência em piso irregular, além de já possuir o formato do seu pé e não causará eventuais bolhas.

2. Dê preferência para as meias sem costura: o ideal é que as meias não sejam tão baixas, para o tênis não “engolir” e para não entrar pedras, areia e pequenos objetos encontrados pelo caminho. São meias similares às meias usadas por mountain bikers. Já para proteger as pernas, além de ajudar no retorno venoso, facilitando o trabalho do coração, você pode usar meias ou polainas de compressão.

3. Pesquise bem antes de se preparar para as corridas: você encontra todos esses equipamentos em lojas virtuais. Então, independente de onde você mora, é possível ter acesso a qualquer equipamento. O importante é estar equipado para enfrentar os terrenos irregulares, de forma a evitar qualquer imprevisto.

Com essas 3 dicas para corridas em terrenos irregulares, será possível aproveitar melhor as atividades físicas, sem arriscar a sua saúde.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!