PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





DICAS PARA CONTROLAR OS SINTOMAS DO TOC

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

DICAS PARA CONTROLAR OS SINTOMAS DO TOC

O TOC, Transtorno Obsessivo Compulsivo, é um transtorno mental, na categoria dos transtornos de ansiedade. O TOC se manifesta através de alterações no comportamento, como compulsões ou rituais, hesitações e repetições. Pode afetar também os pensamentos, como preocupações excessivas ou obsessões. O problema é que o TOC não tem cura e quem sofre desse transtorno precisará viver com estas limitações para o resto da vida. Entretanto, existem algumas dicas para controlar os sintomas do TOC, de forma que você consiga viver uma vida quase normal.

O lado ruim de ter TOC é o fato de a pessoa perder certo nível de controle sobre seus pensamentos e comportamento. Mas por outro lado, existem ainda uma infinidade de outras doenças que não tem cura, que o paciente precisa conviver com ela o resto da vida, mas existem atitudes que podem ajudar para que a pessoa tenha uma vida melhor. No caso da hipertensão, que também não tem cura, o paciente pode tomar um medicamento e realizar uma dieta, ajudará numa vida melhor. Assim como no caso da diabetes, que o controle da ingestão de açucares já ajuda no controle da doença. De qualquer forma, é possível conviver com a doença por anos, investindo na qualidade de vida.

Com o TOC a situação é parecida, basta seguir algumas dicas para controlar os sintomas, melhorando a vida do portador da doença e também de seus familiares. Confira as dicas:

Dicas para controlar os sintomas do TOC e viver melhor

– Faça acompanhamento com um médico psiquiátrico, porque já foi comprovado em estudos que os antidepressivos que contam com ação inibidora de recaptação de seretonina, que apresenta uma ação antiobsessiva. A dosagem do medicamento antidepressivo muda de uma pessoa para outra, porque os organismos respondem de forma diferente.

– Inserir alimentos ricos em triptofano na alimentação. Isso porque a serotonina se forma a partir do triptofano, encontrado em alimentos com alto teor de proteínas. Neste caso, aposte em uma alimentação com carne, que fornece uma boa base para a formação de serotonina naturalmente no organismo.

– Praticar atividades físicas: a prática de atividades físicas é benéfica para qualquer pessoa, mas principalmente para manter o corpo sã de quem está tentando manter a mente sã.

– Encontrar uma atividade que dê prazer: quem sofre de TOC, sabe que o transtorno é algo que traz muita angústia e ansiedade, além de não conseguir controlar os pensamentos impulsivos. A melhor forma de conseguir ignorar estes pensamentos é se distrair com alguma outra atividade prazerosa. Pode ser um hobbie, como uma leitura, ou a prática de artesanatos e trabalhos manuais.

– Procurar terapia: uma das terapias mais indicadas para quem sofre de TOC é a TCC, que ensina o paciente a lidar com os pensamentos invasivos, que ajuda a reorganizar os neurônios que já estão condicionados a realizar as atividades rituais e a controlar e lidar com a ansiedade.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!