PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





DICAS PARA CONTAR SOBRE A GRAVIDEZ NO TRABALHO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Empregos ,Engravidar

DICAS PARA CONTAR SOBRE A GRAVIDEZ NO TRABALHO

Depois de contar ao parceiro, é a hora dos demais membros da família e amigos saberem que você será mamãe dentro de nove meses. Porém, a dúvida surge sobre quando é o melhor momento de contar para o chefe e colegas de trabalho da sua gestação. Por isso, algumas dicas para contar sobre a gravidez no trabalho podem ajudar.

A primeira delas vem de especialistas, que sugerem que a mulher conte que está grávida no trabalhado por volta dos dois meses, quando iniciam os batimentos cardíacos do feto. Além disso, é indicado que, principalmente, o chefe saiba da notícia pela própria mulher e não por terceiros, em tom de fofoca.

No entanto, algumas atividades profissionais exigem que a mulher informe imediatamente os seus superiores, no caso de manipular substâncias químicas ou ter uma atividade que envolva carregar peso. Nesses casos, é preciso restringir a função da gestante ou mesmo remanejá-la temporariamente para outro setor.

Se você tem um superior, chefe do seu departamento, informe-o antes, ele provavelmente vai dar a notícia à alta direção da sua empresa, além de verificar ou mesmo encaminhá-la aos recursos humanos para organizar a sua futura licença maternidade. Se você tem férias acumuladas pode aproveitar para tirá-las nos meses que antecedem o parto.

Mais dicas para contar sobre a gravidez no trabalho

Outra dica, se a sua gravidez não é de risco e você pode trabalhar normalmente, é reforçar que continuará envolvida nos projetos até iniciar a licença maternidade. Depois de contar ao seu chefe que está grávida, mostre a sua disposição em encontrar uma substituta para você, durante o seu afastamento.

Também mostre comprometimento dizendo que poderá treiná-la, assim, garantindo ainda a sua volta após a licença maternidade. Isso vai estimular o seu chefe a pensar como se organizará durante o período em que você estiver afastada, facilitando a sua saída.

Já quando a sua substituta chegar e estiver pronta para que você saia temporariamente do trabalho não se esqueça de deixar tudo organizado para ela, o que não vai apenas ajudar no seu desempenho como também mostrará à direção que você se preocupou em deixá-la a par de tudo.

Se a futura mamãe estiver envolvida em um projeto profissional temporário que já chegou à metade e a gravidez está ocorrendo com normalidade, é possível informar ao seu chefe quando o trabalho estiver finalizando. Mas se o restante do projeto ainda vai seguir por meses, é preciso informá-lo antes, porém, escolha um momento menos conturbado para dar a notícia.

Por fim, esteja informada como será a sua volta depois que a licença maternidade terminar, converse com o setor de recursos humanos e mesmo com colegas que já passaram pela mesma situação. É importante que conheça todos os seus diretos como uma mãe trabalhadora, informe-se.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!