DICAS PARA COMPRAR PNEUS CORRETAMENTE

DICAS PARA COMPRAR PNEUS CORRETAMENTE

Motoristas e condutores dos mais variados modelos de carros precisam tomar uma série de cuidados para manter em dia a manutenção de seus veículos. A troca dos pneus está nessa lista de tarefas e cuidados. Pode parecer uma tarefa fácil, mas chega a ser surpreendente o número de pessoas que compram os modelos errados para o veículo, apenas por falta de atenção ou informação. Por isso, separamos 3 dicas para comprar pneus.

Além de precisar ficar atento para comprar os pneus certos para cada tipo de veículo, o motorista também pode economizar na hora dessa compra, se souber a que detalhes deve ficar atento. A economia não está necessariamente no preço dos pneus, mas em outros aspectos do carro, como o consumo de gasolina do automóvel.

3 dicas para comprar pneus

1. Características do pneu

Os pneus possuem características bem definidas, assim como os veículos. É preciso que o motorista saiba bem sobre essas características antes de realizar a compra do pneu. Alguns pneus disponíveis no mercado, por exemplo, apresentam melhor desempenho dependendo da estação do ano ou das condições climáticas.

É comum que os condutores acabem preferindo comprar pneus que tenham bom desempenho em todas as estações. Com isso, garante-se mais estabilidade, mas esse tipo de aquisição pode resultar em mais gastos de combustível, especialmente em dias mais secos. Para quem está em busca de pneus mais indicados para uso em condições extremas, a dica é comprar um conjunto projetado para tração excepcional em estradas molhadas ou cobertas por lama. Sempre pesquise as características dos pneus e qual se adéqua melhor às suas necessidades.

2. Durabilidade do pneu

É importante que o motorista sempre saiba quanto os pneus podem durar. O próprio fabricante disponibiliza essa informação, repassada pelos revendedores. Nem sempre tal dado é exato, já que a durabilidade também depende de fatores externos, como o uso do veículo, a elevação do lugar, a quantidade de curvas nos caminhos que você realiza e outras condições de uso.

Os pneus disponíveis para todas as estações costumam ter durabilidade para rodar entre 65 mil e 160 mil quilômetros. Alguns modelos de alta performance podem conseguir números menores, assim como os de altíssimo desempenho, que costumam ser vendidos sem garantia de tempo de vida, não superando os 40 mil quilômetros.

3. Tamanho do pneu

É comum que muitos motoristas saiam em busca de um novo pneu sem saber o tamanho exigido para o modelo de carro. Essa é uma das informações mais importantes na hora de comprar pneu, por isso, é fundamental saber o tamanho de fábrica do pneu que está no veículo, já que esse padrão não poderá ser alterado.

O número do pneu não pode ser alterado de acordo com o que veio de fábrica porque várias partes do carro foram projetadas para serem sustentadas por pneus daquele tamanho. Isso significa que qualquer mudança pode afetar não só o desempenho, mas também a segurança do carro. Se não tiver certeza do tamanho, consulte o manual do carro. Você pode também consultar um especialista, caso você acredite ser necessário comprar um pneu de tamanho diferente do original, pois o profissional saberá verificar as condições de suporte do carro.

Ao seguir as 3 dicas para comprar pneus, você terá menos chances de se estressar.