PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





DICAS PARA COMPRAR CASA PRÓPRIA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Casa & Decoração

7 DICAS PARA COMPRAR CASA PROPRIA

Na hora de adquirir um bem, ainda mais algo caro, como uma casa própria, o consumidor precisa tomar cuidado para deixar a emoção de lado e realizar um bom planejamento, vendo o que dá, realmente, para ter. Além de saber quanto se deve economizar para gastar sem se comprometer com uma dívida, é importante aplicar 7 dicas para comprar casa própria.

Confira 7 dicas para comprar casa própria

1. Economize: essa é a principal dica para quem deseja comprar a casa própria. Comece colocando no papel todas as suas despesas, definindo o que pode ser cortado e que valor pode ser poupado. Essa economia será fundamental na hora de dar entrada em um imóvel. A recomendação é ter poupado ao menos 30% do valor total do bem antes de efetuar a compra.

2. Poupe parte do 13º: essa também é uma boa dica para quem está sonhando com a casa própria, pois o dinheiro extra, juntamente com suas outras economias, pode ajudar a diminuir o valor a ser financiado para o imóvel.

3. Saiba qual será o valor das prestações: na hora da compra, já tenha em mente qual é o valor teto que você irá assumir na prestação da despesa. Jamais comprometa um valor que seja mais que 30% da renda familiar.

4. Esteja preparado: simule como seria o financiamento de um imóvel, partindo de suas possibilidades de entrada e também da renda familiar. Você pode fazer essa simulação por meio de simuladores da Caixa Econômica Federal. É uma boa forma de já ter uma ideia de como ficará seu orçamento. Ao fechar o negócio, solicite ao banco uma planilha com a projeção de todas as parcelas do financiamento, incluindo taxas extras e ainda outros seguros que podem estar inclusos.

5. Cuidado com imprevistos: o ideal é ter o equivalente de 50% do valor do imóvel recolhido como Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), poupança e outras aplicações. É uma forma de se garantir em situações imprevistas, como possível desemprego, problemas de saúde na família, diminuição de renda ou outros contratempos no caminho, que podem comprometer a quitação da dívida.

6. Lembre que comprar uma casa não inclui apenas o valor do financiamento: é preciso também ter uma reserva de dinheiro para o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do imóvel, bem como Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que gira em torno de 2% sob o valor do imóvel, dependendo do município. Além disso, há o registro da escritura e as certidões emitidas pelo cartório, ambas cobradas de acordo com o valor do bem. Outra parte da reserva de dinheiro será útil para arcar com custos como despachante, valores de seguros, taxas sobre a avaliação do imóvel, pagamento da parcela das chaves, mudança, reforma do imóvel e compra de móveis.

7. Escolha a melhor opção de financiamento: leve em conta suas possibilidades de arcar com as prestações. Nessa etapa, é fundamental comparar linhas de crédito imobiliário que existem no mercado. É o caso das modalidades: sistema de consórcio, Sistema Financeiro da Habitação (SFH), Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) ou direto com a construtora.

Ao aplicar nossas 7 dicas para comprar casa própria, será bem mais fácil realizar seu sonho.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!