PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





DICAS PARA COLOCAR PAPEL DE PAREDE

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Casa & Decoração

DICAS PARA COLOCAR PAPEL DE PAREDE

Para trazer um novo ar à decoração de um ambiente, uma simples parede colorida ou estampada pode fazer toda a diferença. O papel de parede é uma ótima alternativa, podendo realizar uma grande transformação no ambiente em menos de duas horas, sem aquela sujeira ou a bagunça que a pintura proporciona. Pensando nessas vantagens, preparamos 3 dicas para colocar papel de parede com bastante eficácia.

Dicas de como colocar papel de parede

1. Escolha do papel de parede

Comece escolhendo o papel de parede que combina com o ambiente que será transformado. Você pode encontrar uma grande variedade de modelos em lojas especializadas ou mesmo em sites dos fabricantes do material. Depois de definir o modelo escolhido, calcule qual será a quantidade necessária.

Para calcular a quantidade, você precisa apenas multiplicar a altura da parede em que você vai aplicar o papel pela largura, incluindo os trechos onde haverá recortes. Depois, divida esse total por 4,5, se o papel escolhido for liso, e por 4, se o papel escolhido foi estampado, com motivos geométricos, temáticos ou florais. O resultado será o equivalente ao número de rolos que você precisará comprar.

Tome o cuidado de checar se os rolos são do mesmo lote. Isso significa que eles foram confeccionados na mesma data, mesmo que apresentem sequência de numeração diferente. Somente isso vai garantir que você compre rolos com uniformidade de cor.

2. Compre os materiais necessários para a aplicação

Para colocar a mão na massa, você vai precisar primeiro dos seguintes itens: cola em pó, para a aplicação de papel comum; ou gel, se for colar um modelo vinílico. O material deve ser comprado já junto com o papel de parede.

Também será necessário um prumo, uma trena, uma espátula de silicone e uma espátula de aço, um pincel, uma trincha ou rolo, uma tesoura afiada, um estilete afiado, um balde, uma escada que ajude a alcançar o teto, uma chave de fenda para retirar e recolocar os espelhinhos de tomada, e interruptores, sempre tomando o cuidado de fazer isso antes de iniciar a colagem. Tenha ainda à mão um pano limpo e seco.

3. Tenha alguns cuidados ao colocar a mão na massa

A primeira recomendação para colocar papel de parede é iniciar com a preparação dos materiais. Para fazer a cola, misture três litros de água a cada 50 gramas da cola em pó, mexendo até diluir bem. Deixe descansar por meia hora antes de usar. No caso da cola em gel, as proporções são: um quilo de gel para dois litros de água. O material pode ser usado logo após a mistura. Essas quantias são suficientes para colar três rolos de papel de parede, equivalentes a 15 metros quadrados de papel. O ideal é deixar a mistura pronta antes de iniciar o processo, pois a secagem da cola pode demorar de 12 a 24 horas.

Em seguida, corte o papel, depois de ter medido, já com o rolo fechado, quantas faixas de papel serão necessárias. Com o rolo aberto, corte 10 centímetros a mais do valor referente à altura, do chão ao teto, separando o total de folhas necessárias. Se o rolo acabar no meio de uma faixa, descarte esse pedaço e comece outro rolo. Numere as faixas, sempre do mesmo lado, para não se perder.

Comece a aplicação da cola, virando a faixa do lado avesso e passando a cola com o rolo por toda a primeira folha, sem deixar nada seco, especialmente nas bordas, que têm tendência de soltar com o tempo. Limpe a parede com um pano seco, para garantir que nenhuma sujeira fique grudada embaixo.

Comece o processo de colagem da esquerda para a direita, passando um pouco de cola na parede, dando atenção especial aos cantos do teto e lateral. Como a primeira faixa vai definir o alinhamento de todas as outras, gaste o tempo que for preciso para deixá-la perfeita. O prumo pode ajudar nessa hora. Para eliminar a sobra de papel no teto e no rodapé, use a espátula de metal de régua de apoio entre a parede e o teto, corte o papel restante com um estilete bem afiado.

Com as nossas 3 dicas para colocar papel de parede, seus ambientes ficarão do jeito desejado!




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!