PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





DICAS PARA ALIVIAR SINTOMAS DA MENOPAUSA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

DICAS PARA ALIVIAR SINTOMAS DA MENOPAUSA

O período da menopausa costuma ser um período difícil para a mulher, conforme a idade vai avançando, mas existem algumas dicas para aliviar os sintomas da menopausa. Uma das principais reclamações das mulheres que entram nesse período são as ondas fortes de calor. Saiba o que fazer nessas situações para aliviar os desconfortos e viver melhor.

Em cada dez mulheres na menopausa, oito experimentam o calor intenso e repentino, que são acompanhados de transpiração. As ondas de calor são caudas pelas mudanças no nível hormonal do organismo feminino e a dica nesse caso se resume apenas a usar roupas frescas e finas. Umedecer um pano e molhar o rosto com a toalha úmida é sinônimo de alívio imediato, assim como se refrescar com água no rosto e na nuca.

O que fazer para aliviar sintomas da menopausa

– Apoio é fundamental: a menopausa costuma ser marcada por várias mudanças emocionais, sendo comum a mulher ter modificada a imagem que tem de se mesmo, já seu corpo está sofrendo mudanças. Uma dica é procurar apoio com outras pessoas que vivem a mesma situação, procurando, por exemplo, por um grupo de apoio de mulheres que estão na menopausa. É comum este tipo de organização dentro dos hospitais. Você pode também formar seu próprio grupo, se reunindo com amigas que estão entrando na menopausa como você para discutir os sentimentos vivenciados neste período. A procura por um profissional, como assistente social ou psicólogo também pode ajudar.

– Mudanças nos hábitos sexuais: as alterações hormonais que decorrem da menopausa acabam causando um afinamento das membranas da mucosa vaginal, tornando a vagina mais seca. Isso pode acabar resultando em uma relação sexual nada prazerosa, com dores e incômodos. Se o tempo do ato sexual for prolongado, alguns desses ressecamentos podem melhorar. Entretanto, passar a usar um lubrificante pode tornar o momento mais agradável, mas sempre evitando géis que sejam à base de petróleo, por apresentarem difícil remoção.

– Deixe o sedentarismo no passado: praticar exercícios aeróbicos com regularidade, realizando natação ou caminhada, podem ajudar no período da menopausa de diversas formas, além de combater a fadiga, dar ânimo, esta prática ainda ajuda muito no aumento geral do nível de saúde da mulher. A chegada da menopausa pode trazer ainda uma sensação de fraqueza, que vai embora com a prática dos exercícios. Além disso, praticas exercícios como corridas e caminhadas mais intensas, focadas no emagrecimento, podem ajudar o combate a osteoporose, comum em várias mulheres no período da menopausa. Independente da idade, os ossos se fortalecem com a prática de exercícios regulares.

– O cálcio é o segredo: durante a menopausa, a perda óssea aumenta, porque os níveis de estrogênio diminuem consideravelmente. Para conseguir manter os ossos fortes a partir da menopausa a dica é seguir consumindo diariamente 1.500 miligramas de cálcio, seja através de alimentos como também por suplementos vitamínicos ou a combinação entre os dois.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!