PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





DICAS PARA ALIVIAR O ESTRESSE NO TRÂNSITO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

3 DICAS PARA ALIVIAR O ESTRESSE NO TRÂNSITO

O trânsito congestionado e engarrafado não é mais apenas um problema das grandes cidades. Todo tipo de cidade, até mesmo as pequenas de interior, vem sofrendo com esse problema, bastante comum também em rodovias. O problema é que o tráfego e o trânsito acabam causando muito estresse nos condutores, em decorrência de vários fatores. Levando isso em consideração, é imprescindível conhecer 3 dicas para aliviar o estresse no trânsito.

O estresse é prejudicial porque reduz muito a qualidade de vida de quem precisa encarar o trânsito todos os dias da semana, seja como condutor ou passageiro em carros e transporte público. Para você não ser prejudicado, coloque em prática as nossas 3 dicas para aliviar o estresse no trânsito.

Aprenda a aplicar 3 dicas para aliviar o estresse no trânsito

1. Procure rotas alternativas

Trocar de caminho pode nem sempre ser uma saída para evitar o trânsito, tanto na rua em que você dirige como também no itinerário do ônibus. Entretanto, num caminho diferente, mesmo quando o tráfego continua atravancado, o estresse pode ser menor. Passar todo dia pelo mesmo lugar é monótono e quando você desvia o caminho, vivencia o ambiente, identificando sons e paisagens fora da rotina, o que ajuda a proporcionar um equilíbrio maior.

Isso também ajuda a colocar seu cérebro em ação, e tira você do "piloto automático", quando você simplesmente passa pelo caminho sem prestar atenção. O cérebro também cria novas conexões entre os neurônios todos os dias, um fenômeno importante que os cientistas chamam de neuroplasticidade, o que serve para quebrar hábitos.

2. Alongue seu corpo

Por conta dos atrasos e compromissos, o estresse emocional não é o único problema enfrentado. Existe um problema físico também decorrente disso: estar por muito tempo na mesma posição. O carro ou ônibus cheio podem parecer locais fechados, pequenos ou apertados, mas é possível fazer alguns alongamentos para relaxar o corpo e a mente.

O alongamento produz endorfina, um analgésico natural do nosso organismo, aquele que faz o atleta sentir prazer quando termina o exercício, apesar do cansaço. Outro benefício está em movimentar músculos que normalmente ficariam parados, evitando dores no corpo, que podem aumentar a sensação de estresse. Você pode flexionar os braços atrás da cabeça e o tórax para frente ou sobre o volante, tracionar os joelhos sobre o abdômen, e flexionar e estender punhos e tornozelos.

3. Isole-se da confusão

Quando você fica preso no trânsito, acaba que tudo é motivo para te estressar ainda mais. O meio externo ao carro é bastante nocivo, com vapores, fuligens, além da vibração, ruído e variação de temperatura causados pelos veículos. Além de tudo, o calor faz com o indivíduo sue, perdendo minerais e o equilíbrio de seu corpo. Tudo isso ajuda a piorar ainda mais o estado de nervos de quem está nessa situação. Portanto, a melhor atitude é fechar os vidros e se isolar desse ambiente, sem participar dele. De preferência, ouça músicas ou programas de rádio que te deixem mais relaxado.

Ao seguir as dicas acima, será mais fácil aliviar a tensão no trânsito.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!