PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





DICAS PARA AJUDAR QUEM QUER PARAR DE BEBER

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

O hábito de beber álcool pode levar ao vício ou não, sendo que o mecanismo que induz à necessidade da bebida ainda é desconhecido. De qualquer forma, o ato de beber em exagero, mesmo que socialmente, não faz bem à saúde. E embora também seja tênue a diferença entre um alcoólatra e quem bebe socialmente com frequência, o alcoolismo costuma resultar em prejuízos familiares, sociais, pessoais e profissionais. Por isso, existem algumas dicas para ajudar quem quer parar de beber e levar uma vida com mais qualidade.

DICAS PARA AJUDAR QUEM QUER PARAR DE BEBER

O primeiro ponto é não “intimar” a pessoa a tomar a decisão, ameaçando-a. Mostre para ela porque é melhor que ela pare de beber. Claro que não será fácil, por isso, o primeiro passo é ajudar na busca de um especialista.

Mostrar como o álcool está atrapalhando a sua vida é uma das sugestões para auxiliar quem deseja parar de beber, uma vez que nem todas as pessoas conseguem admitir que têm o vício. Por isso, você vai ser quem irá estimular a pessoa a deixar de beber, mas a decisão deve ser dela. Como parar de beber consiste em determinação para controlar um impulso e isso infelizmente você não pode fazer pelo alcoólatra.

Dicas para parar de beber

Você que deseja ajudar alguém a como parar de beber pode, ainda, estimular a pessoa para que converse com os seus familiares a respeito da sua decisão. Esse diálogo franco que o alcoólatra deve ter com as pessoas próximas é muito importante, pois ao perceber que tem apoio dos demais será mais fácil para ele manter a sua decisão.

Outra entre as dicas para parar de beber é sugerir à pessoa que, ao menos no início do processo, se afaste de amigos e conhecidos que bebem. Parar de frequentar locais aonde costuma beber também é uma maneira eficiente de fugir da tentação do álcool. Não se pode se esquecer, ainda, de tirar de casa todas as bebidas alcoólicas guardadas. Diga a ele que presenteie um amigo com elas.

Quando se trata do vício do álcool, o melhor é parar de beber de uma vez por todas e não diminuir gradativamente, já que pode ser ineficiente. Grupos de AA (Alcoólicos Anônimos) também podem ajudar, pois assim o alcoólatra vai conhecer histórias de outras pessoas que podem ajudá-lo a superar os desafios.

Buscar a companhia dos amigos e familiares e não ficar sozinho, buscando atividades que o entretém e não faça pensar na bebida, como atividades físicas, são grandes aliados nessa hora. Proponha tudo isso à pessoa e a acompanhe no seu processo.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!