PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





DICAS PARA AFIAR FACAS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

DICAS PARA AFIAR FACAS

DICAS PARA AFIAR FACAS – Para sempre poder contar com um bom corte, manter suas facas bem afiadas, mas isso só consegue quem sabe afiar as peças corretamente. É comum que muitas pessoas tenham o hábito de amolar suas facas de uma maneira incorreta, passando na bancada da cozinha, na chaira ou na pedra na posição incorreta. Isso irá comprometer a qualidade de suas facas e seu uso. Você pode conferir algumas dicas para afiar facas corretamente, além de outros procedimentos para conseguir manter o corte do utensílio.

Como afiar facas

– Tome cuidado com a escolha da tábua: a primeira dica é sempre usar a tábua adequada para realizar os cortes. Se for cortar carnes, frutas, legumes ou qualquer outro alimente, procure a tábua certa. Realizar o corte sobre superfícies de mármore ou granito, como a bancada da pia, tábuas de vidro ou inox são altamente prejudiciais para manter o corte e o fio da faca. Isso acontece porque as superfícies destes materiais são mais duras que o próprio metal da faca e por isso compromete a afiação do utensílio.

O ideal é optar por tábuas de polietileno ou de madeira, sendo que nestes casos só será preciso manter os materiais bem limpos, mas no que se refere ao corte são ideais. A madeira é um material mais macio e quando se passa a faca sobre ela, não corre o risco de deixar o utensílio sem fio. Por isso lembre: o que compromete a afiação da faca são os materiais mais duros que o metal.

– Evite que a faca perca o corte completamente: se você costuma usar a faca com frequência, é natural que o fio vá aos poucos perdendo o corte. Quando você sentir que a faca começa a falhar na hora do corte, use a chaira para conseguir recupera o fio perdido. Por isso a principal dica para afiar facas é sempre estar conferindo o corte, impedindo que o utensílio perca o corte completamente e fique cega. Se chegar no ponto em que a faca não está mais cortando, isso significa que ela já perdeu o fio completamente. Nesse caso, o uso da chaira já não será suficiente e será preciso usar uma pedra para amolar a faca.

– Siga alguns passos para afiar corretamente: primeiro umedeça a pedra de amolar, deixando-a mergulhada em água por cerca de cinco minutos antes do momento do uso. A pedra de amolar possui dois lados, sendo que de um é mais fino, enquanto o outro é mais poroso e áspero. A afiação deve começar pelo lado mais áspero. Sempre pegue a pedra umedecida a mantenha apoiada em uma mesa ou bancada para o uso.

Comece encostando o fio da faca sobre a pedra, mas fazendo um ângulo de aproximadamente 20 graus. Com a outra mão fixe a faca na pedra, impedindo que o ângulo seja alterado. Percorra com a faca de uma ponta a outra da pedra, passando todo o fio, da ponta até a haste. A ideia é movimentar como se você estive cortando uma fatia da pedra. Faça primeiro com um lado da faca e depois com o outro, mas tomando o cuidado de realizar o mesmo número de vezes dos dois lados. Depois disso, vire a pedra e realize o mesmo processo na parte mais fina, apenas para polir o utensílio após a afiação.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!