PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





DICAS FINANCEIRAS PARA TRANSAÇÕES NO EXTERIOR

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Mercado, Negócios e Empresas

DICAS FINANCEIRAS PARA TRANSAÇÕES NO EXTERIOR

Algumas dicas financeiras para transações no exterior são sempre importantes, ainda mais com as variações que o dólar vem sofrendo nos últimos tempos. Mesmo assim, é possível tomar algumas medidas que vão garantir uma maior segurança para as suas compras em outros países.

Dicas financeiras para transações no exterior bem sucedidas

A primeira dica é estar por dentro que como elas funcionam, ao conhecer quais são os valores que incidem sobre as transações, como taxas e impostos, além de quais são os trâmites burocráticos. De forma geral, as compras no exterior sempre contam com um valor a mais que será pego pela compra, ainda mais quando se usa o cartão de crédito.

Vale lembrar que houve o aumento do IOF – Imposto Sobre Operações Financeiras recentemente, que passou de 0,38% para 6,38%. Essa taxa incide sobre os pagamentos em moeda estrangeira com cartão de crédito. Por isso, outra das dicas financeiras para transações no exterior é que a pessoa que viajar para fora do país, seja em férias ou a negócios, prefira usar dinheiro em espécime para as suas compras.

Embora nem todo mundo goste dessa prática, já que é pouco seguro andar com dinheiro para lá e para cá, ao menos, uma quantia é possível levar com segurança. A dica é separar o valor total em quantidades menores, pela mala e pertences pessoais.

Claro que em muitos lugares continua valendo a pena comprar no exterior, mesmo pagando o IOF elevado, pois a diferença é grande. No entanto, como o dólar pode subir ou descer a qualquer momento, essa diferença também pode variar.

Na hora de fazer compras no exterior, é preciso ainda estar informado sobre qual o valor limite que cada pessoa pode gastar e a partir de que valor é preciso prestar contas à Receita Federal. Caso contrário, além de pagar multa, corre-se o risco do viajante perder a mercadoria.

Quem faz transferência de dinheiro para outros países também deve estar atento às taxas cobradas. No caso de uma pessoa viajar muito para o exterior ou transferir com frequência dinheiro para outro lugar é possível abrir uma conta no país, a fim de pagar mais baixo pelos impostos. Sacar dinheiro também fica mais simples e barato, mesmo assim, é preciso prestar contas à Receita Federal.

Outa dica ao fazer compras no exterior é pesquisar antes mesmo de ir viajar como estão os preços no destino escolhido. Assim, fica mais fácil de saber se determinada mercadoria é realmente mais vantajosa de adquirir fora do país.

Por fim, prefira trocar reais pela moeda do destino em locais seguros e de confiança, como as casas de câmbio. Mesmo assim, pesquise ao menos em três opções antes, pois em geral elas sofrem algumas mudanças que podem ser significativas.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!