PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





DICAS FINANCEIRAS PARA PEQUENAS EMPRESAS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Mercado, Negócios e Empresas

DICAS FINANCEIRAS PARA PEQUENAS EMPRESAS

Enganam-se os empresários de pequenos negócios que pesam que devem se preocupar menos com as suas finanças, planejamento e organização. O sucesso de qualquer empreendimento seja ele grande, médio ou pequeno é ter o controle de tudo o que está acontecendo, sendo que essa é a primeira das dicas financeiras para pequenas empresas que vamos ensinar a você hoje.

Essa organização é possível a partir do momento que se cria uma rotina administrativa, que vai desde abrir a correspondência todos os dias até planejar o futuro do seu empreendimento. Outra das dicas financeiras para pequenas empresas é que o empresário tenha noções de como administrar e se for novato nisso vá em busca de conhecimento.

Dicas financeiras para pequenas empresas e microempreendedores

Muitas pessoas acreditam que por se tratar de uma empresa pequena basta que as contas sejam pagas e que o produto seja fabricado e vendido. Embora isso seja básico, não é o suficiente, pois a qualquer momento as vendas podem cair e como se pagarão as contas? Há também quem abra uma empresa e tenha muito sucesso porque vende bem o seu produto e, por isso, não se importa.

No entanto, tem que se levar em consideração que a qualquer momento isso pode mudar e conhecer o segmento no qual se atua, as suas variações e como ele se comporta vai permitir que se tome medidas antes mesmo que a crise se torne real. Isso é possível conhecendo o fluxo de caixa, sabendo o que está entrando, saindo e quais as perspectivas a longo prazo.

Além de analisar as finanças toda semana, existe uma ferramenta chamada reconciliação bancária, que ajuda em muito no controle das informações financeiras da sua empresa. Para quem não sabe, essa é uma forma de controle administrativo e contábil que muitas empresas usam e que informa saldos bancários em dinheiro de contas correntes que a empresa tem.

Para facilitar o uso dessa ferramenta, existem extratos eletrônicos para consulta, que são acessados por meio de softwares financeiros. Outra dica é que você mantenha a sua equipe informada sobre decisões que tomar, caso elas interfiram no serviço dos demais. É possível criar um sistema para quando você não estiver presente, como um quadro de recados.

Fazer listas é outras das dicas financeiras para pequenas empresas ou ter uma agenda que a consulte sempre, o que vai evitar que você se esqueça de compromissos, de dar algum recado ou mesmo de executar atividades importantes para a gerência do seu negócio.

A partir do momento que você organiza os procedimentos em sua empresa, eles se tornam mais fáceis de executar das próximas vezes, pois costumam ser repetitivos. Basta estar atento aos dados para quando tomar decisões, como lançar um novo produto ou aumentar a produção.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!