PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





DICAS FINANCEIRAS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

DICAS FINANCEIRAS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Se você tem filhos é seu dever dar dicas financeiras para crianças e adolescentes, a fim de ajudá-los, desde pequenos, a gerir os seus gastos. Se desde jovens eles entenderem como funciona o mundo financeiro, com certeza terão mais facilidade de lidar com o assunto quando for imprescindível.

Importância de dar dicas financeiras para crianças e adolescentes

Claro que para as crianças e mesmo adolescentes é possível simplificar o assunto, mesmo assim vai ajudar a terem uma noção mais clara da importância do planejamento financeiro, de economizar e de gastar no que realmente é importante. A primeira das dicas financeiras para crianças e adolescentes é dar mesada ao seu filho, mesmo que seja um valor simbólico, se você não puder arcar com essa despesa.

Mesmo quem tem mais condições financeiras não precisa dar uma mesada muito alta, ainda mais para as crianças, a ideia aqui é que ela comece a entender o verdadeiro valor do dinheiro. Além disso, ao receber mesada, ela vai aprender a geri-lo, o que vai ser fundamental para quando começar a receber o seu primeiro salário.

Outra das dicas financeiras para crianças e adolescentes é ensinar a importância de anotar todos os gastos. Isso é um costume que nem todo mundo possui e se esse for o seu caso está o momento ideal de começar a fazer o mesmo. Assim, você e o seu filho podem juntos criar esse costume que é o ponto inicial para gerenciar a sua renda e fazer um planejamento financeiro em longo prazo.

Outra dica é estimular as crianças e os adolescentes a definir objetivos para o dinheiro que possuem. Isso vai ser importante para que ela tenha o hábito de economizar quando quiser comprar alguma coisa e deixe que ela faça isso quando juntar a quantia necessária seja comprar uma bicicleta ou outro brinquedo.

Como pagar à vista pelos mais variados produtos é sempre sinônimo de economia, mas é um hábito que nem todo mundo tem, é importante que você ensine isso à criança. Mesmo que ela não tenha algo que queira comprar, mostre que é possível guardar um pouco de dinheiro todo o mês. Além disso, é fundamental que você ensine os seus filhos a comprar apenas quando existe uma necessidade real.

Assim, fica mais fácil de economizar, pois não é porque se tem dinheiro que é preciso gastá-lo. Lembre ao seu filho que é importante guardar até mesmo para uma necessidade repentina. Mas de nada vai adiantar tudo isso se você disser uma coisa e fizer outra, por isso, seja você é pai ou outra pessoa ligada à criança ou adolescente é preciso dar o exemplo.

Por fim, aposte em programas mais educativos e culturais, como passear no parque, ir ao cinema ou mesmo leve o seu filho no supermercado, evitando shoppings e outros lugares que incentivam o consumismo.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!