PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





DICAS E VANTAGENS DE ANALISAR MERCADO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Mercado, Negócios e Empresas

DICAS E VANTAGENS DE ANALISAR MERCADO

Um grande negócio pode acontecer quando você tem uma ideia boa, está no lugar certo e na hora certa. Muitos negócios de sucesso começaram dessa forma, mas nem todos têm a mesma sorte. Muitas ideias boas acabam não emplacando, mesmo com bons profissionais atuando sobre ela, ou até começam bem, mas não conseguem ter uma boa performance no decorrer do tempo. Para evitar que isso ocorra com você, veja dicas e vantagens de analisar mercado.

Muitos fatores podem determinar o sucesso ou fracasso de um negócio, mas a análise de mercado é uma ferramenta que pode minimizar esse risco. Ela funciona como uma estratégia para encontrar os melhores caminhos para começar bem um negócio, além de conseguir crescer com o passar do tempo. Mas na hora de abrir um negócio, dicas e vantagens de analisar mercado podem ser fundamentais para o seu sucesso.

Dicas e vantagens de analisar mercado

Qual a importância e como fazer a análise? Basicamente, essa análise de mercado ajuda a encontrar não só os melhores caminhos para dar início a um negócio, mas também a otimizar esforços, colocando energia nas ações que podem ser mais significativas para o sucesso.

Analisar o mercado é levantar informações cruciais para o negócio sobre a economia, os consumidores, a concorrência, os fornecedores e tudo mais que envolve esse processo. Uma parte dessa análise pode ser realizada superficialmente, com as informações que já estão disponíveis no mercado. Se analisadas corretamente, tais informações pode ser uma poderosa ferramenta.

Por onde começar? Uma boa forma de analisar o mercado de determinada área em que você deseja empreender é visitar as empresas concorrentes e também os fornecedores. Fique atento a tudo que está sendo feito e à forma como o trabalho é realizado, o que está dando certo e o que pode melhorar. Com uma visita dessa, já é possível ter uma boa referência de mercado, conhecendo um pouco a participação de mercado dos principais concorrentes, potencial de mercado, saturação do mercado, tamanho e força dos concorrentes, riscos impostos pela economia. Com informações assim, você tem condições de levantar pontos fortes e pontos fracos do negócio, bem como fraquezas e forças de seus principais concorrentes.

Sobre o papel do consumidor dentro da análise, lembre-se: sem o consumidor, nenhum negócio tem futuro. Você precisa conhecer o máximo possível sobre os desejos e anseios do consumidor, sendo necessária a pesquisa de mercado e ainda um atendimento ao consumidor estruturado.

No caso de um negócio novo, uma pesquisa de mercado é a melhor forma de conseguir as respostas sobre o perfil do seu consumir, avaliando, por exemplo, se o produto é pertinente, de que forma o produto pode se tornar melhor para o cliente e quanto este pagaria pelo serviço.

Outros questionamentos pertinentes são: quais são os pontos fortes e fracos do meu produto e do produto da concorrência, como o consumidor se relaciona com os concorrentes; onde eu posso inovar, entre outras indagações. Com essas informações em mãos, você já pode enriquecer sua avaliação, ter novas bases de planejamento e escolher com mais segurança o caminho que você deseja seguir. Outra dica é realizar uma análise de mercado periodicamente, mesmo que o negócio esteja indo bem.

Ao conhecer os benefícios da análise de mercado e aplicar nossas dicas, você conseguirá se dar bem com base em informações úteis.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!