PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





DICAS E MOTIVOS PARA MASTIGAR CORRETAMENTE

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

Pode parecer exagero, mas na hora de mastigar, é preciso tomar alguns cuidados para realizar essa ação de forma certa. Levando isso em conta, separamos dicas e motivos para mastigar corretamente, destacando que a importância disso se deve ao fato de que a mastigação é o primeiro processo da digestão, ou seja, se for feita de forma inadequada, a mastigação é capaz de causar inúmeros problemas de saúde.

Conforme recomendações da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, o padrão ideal de mastigação é bilateral, podendo ser simultânea ou alternada, com movimentos de rotação da mandíbula e também verticais.

Dicas e motivos para mastigar corretamente

DICAS E MOTIVOS PARA MASTIGAR CORRETAMENTE

A mastigação correta traz benefícios para o tônus muscular tanto da boca como também da língua, além de ajudar na saúde dos dentes e do bom funcionamento do sistema digestivo. A mastigação correta ajuda ainda a prevenir alterações nas arcadas dentárias e também distúrbios como Articulação Temporomandibular, que pode causar problemas como dores crônicas de cabeça. A mastigação fragmenta os alimentos da forma apropriada, contribuindo para a digestão e aumentando a sensação de saciedade.

Vários motivos podem causar a mastigação incorreta, desde a correria do dia-a-dia até o estresse ocasional, além de problemas odontológicos como hiper-sensibilidade, má oclusão e obstrução desgastada, fraqueza dos músculos responsáveis pela mastigação, cicatrizes nos lábios, entre outros problemas. Há ainda condições como desvio de septo e rinite, que podem causar obstrução nasal e exigir respiração pela boca, também provocando a má mastigação.

Mas por que é importante mastigar corretamente? A mastigação é o primeiro passo do processo digestivo porque existem poderosas enzimas contidas na saliva que ajudam a quebrar os alimentos já no primeiro instante. Também é perigoso engolir grandes mordidas pelo risco de bloquear a passagem de ar pela garganta. Por isso, a mastigação correta é importante não só para ajudar no processo de digestão, mas também para evitar qualquer risco de asfixia.

Como você deve mastigar? Bem, tome o cuidado de reservar o tempo necessário para realizar cada refeição com calma, separando tempo suficiente para mastigar adequadamente. Evite comer durante o trabalho ou quando estiver em movimento, como numa condução. Procure se alimentar, sempre que possível, em um ambiente descontraído, evitando cenários estressantes, como ambientes com música alta ou discussões acaloradas. Esse tipo de ambiente pode acabar te estimulando a comer mais rápido que o necessário e sem tomar o cuidado exigido.

Outra recomendação é cortar os alimentos em pedaços pequenos e fáceis de mastigar, principalmente quando se tratarem de carnes ou outros alimentos fibrosos. Não precisa contar rigorosamente, mas o ideal é que cada garfada seja mastigada entre 25 e 50 vezes, mas o número pode variar de uma pessoa para outra. Também interferem o tamanho, o sexo e a idade da pessoa, pois são fatores que têm relação com a produção de saliva.

Uma forma de saber se o alimento já foi mastigado o suficiente é a partir da textura. No caso de um sanduíche, por exemplo, se ainda estiver em condições de distinguir entre o pão e o hambúrguer, é preciso mastigar por mais tempo.

Ao saber dicas e motivos para mastigar corretamente, você não terá nenhum dos problemas citados acima quando comer alimentos sólidos.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!