PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





DICAS E CUIDADOS PARA INVESTIR EM FRANQUIAS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Mercado, Negócios e Empresas

DICAS E CUIDADOS PARA INVESTIR EM FRANQUIAS

Apesar de ser uma excelente opção de investimento, a franquia requer bastante atenção, pois abrir uma franquia de qualquer jeito não é sinônimo de bons resultados. Portanto, dicas e cuidados para investir em franquias são essenciais se você deseja alcançar seus objetivos com esse tipo de investimento.

Dicas e cuidados para investir em franquias

Ao contrário do que muitos pensam, adquirir uma franquia não prevê apenas o pagamento de uma taxa, a instalação da unidade ou a contratação de funcionários, acompanhando se tudo funciona corretamente. Antes de escolher em que ramo de negócios se pretende investir, é importante avaliar primeiro se você realmente tem compatibilidade com o negócio. Além deste fator, é importante também tomar outros vários cuidados para ter uma franquia de sucesso e não se arrepender do investimento.

Dicas e cuidados para investir em franquias também incluem a avaliação do programa de treinamento, visto que adquirir uma franquia é muito mais do que trabalhar com uma marca já conhecida e atuar em um modelo estruturado. Comprar uma franquia é também comprar o conhecimento de mercado que a marca já possui.

Um treinamento fraco acaba indicando que o franqueador não conhece muito bem o negócio que está vendendo, o que pode representar uma crise quando se enfrentam dificuldades no dia-a-dia operacional. Pensando nisso, procure conversar com o franqueado sobre o que é considerado como maior dificuldade da empresa e como as deficiências foram suprimidas. Confira ainda se a ênfase do treinamento está apenas no produto ofertado ou também sobre o gerenciamento dos negócios.

Em relação à confiança da marca, garantir se a marca franqueada tem confiabilidade não é uma tarefa fácil, mas você pode observar alguns indícios e sinais de que a rede de franquias não terá muito futuro. Cheque, por exemplo, a quantidade de processos litigiosos que existem contra a rede, observando ainda a presença e a participação do franqueador, que costumam ser de fácil acesso, com exceção quando a rede está em crise e ele praticamente desaparece.

Outro sinal da falta de competência no controle de um negócio é não possuir unidades próprias. Também evite franquias em que o crescimento acelerado tem base no marketing para a venda de franquias, pois seus resultados terão menos chances de ser positivos.

Antes de efetivamente investir em uma franquia, é preciso conhecer o meio dE franchising, pesquisando nas várias fontes de pesquisa disponíveis. Outra forma de se inteirar é participar de feiras que são realizadas, por exemplo, pela Associação Brasileira do Franchising (ABF). Para aqueles que pretendem investir em um modelo internacional, fique atento às ações da IFA, a Internacional Franchising Association.

Não é impossível que toda uma rede de franquias decrete falência, mas pouco se sabe sobre o que acontece se uma franquia chega ao fim. Existem situações em que os franqueados se unem e compram a franqueada, ou ela pode ser fundida ou adquirida por outras redes concorrentes. Pode acontecer ainda de um único franqueado comprar toda a rede e o resultado, nesses casos, não costuma ser positivo, pois os franqueados tendem a resistir a uma liderança de uma pessoa que até então tinha um cargo semelhante.

Ao seguir as dicas e os cuidados sobre investimentos em franquias, a probabilidade de se arrepender será menor.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!