PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





DICAS E BENEFÍCIOS DE CONSUMIR MENOS SAL

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

DICAS E BENEFÍCIOS DE CONSUMIR MENOS SAL

O sal, apesar de muito usado na culinária, é um ingrediente que colabora bastante para o aumento da pressão em pessoas que já têm uma tendência de pressão alta. Além disso, o sal pode ocasionar o problema em quem consumir a substância além do necessário. Pensando nisso, é importante conhecer dicas e benefícios de consumir menos sal.

Antes de conferir dicas e benefícios de consumir menos sal, é necessário saber algumas informações sobre esse alimento. Por exemplo: a dose diária recomendada para uma pessoa adulta é de apenas seis gramas de sal, o equivalente a uma colher de chá. Entretanto, o hábito de muitas pessoas é consumir uma quantia muito maior do que essa.

Mesmo realçando o sabor dos alimentos, o sal precisa ser usado com moderação e até evitado quando possível. Muita gente acha que a comida com pouco sal não fica saborosa, mas existe uma infinidade de ervas e especiarias que pode ser usada para realçar o sabor dos alimentos no lugar do sal. Lembre que além do sal que você usa diretamente para temperar os pratos, muitas comidas contêm sal em sua composição, como o macarrão e condimentos.

O sal é constituído de sódio, uma substância importante em nossa alimentação e associada a funções vitais do organismo, como a contração muscular, a condução dos impulsos nervosos e a regulação do volume plasmático. Mas como acontece com qualquer outro alimento, o sódio também precisa ser ingerido apenas na quantidade certa para que ele produza benefícios e afaste os riscos do consumo em excesso.

Dicas e benefícios de consumir menos sal

Anote no calendário a data em que você comprou o sal e sua previsão para chegar ao fim, controlando o consumo. Por exemplo, se você comprar um pacote de um quilo de sal para uma casa de quatro pessoas, essa quantia deve durar cerca de 40 dias, seguindo a recomendação diária de apenas seis gramas por pessoa.

Cozinhe com menos sal ou até mesmo sem sal nenhum. Aproveite a ocasião para usar outros temperos. Uma recomendação é cozinhar sem sal e, depois de cozidos, salgar os alimentos. Você pode começar reduzindo o sal pela metade, de forma que em pouco tempo não irá sentir falta do sal e perceberá melhor o sabor de outros temperos. Evite exagerar na hora de colocar o sal, temperando com a ponta dos dedos, com uma colher de chá ou outro medidor pequeno. Sempre prove a comida antes de salgá-la, para evitar exageros.

Evite alimentos enlatados e industrializados, que possuem grandes quantias de sal. Queijos, embutidos e salgados possuem altos índices de sal. Se for ingeri-los, diminui a quantia do tempero em outros alimentos ou prefira versões sem sal ou caseiras, que têm menos sódio que as industrializadas. Aproveite a oportunidade para criar novas receitas, apostando principalmente em molhos com temperos especiais. Teste receitas de molho de iogurte, maioneses caseiras e temperos feitos em casa, pois todos os produtos prontos têm mais aditivos químicos.

Ao regular melhor a sua alimentação, o consumo de sal não fará tanto mal quanto antes.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!