PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





DICAS DE SUCESSO PARA QUEM TEM UMA EMPRESA FAMILIAR

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Mercado, Negócios e Empresas

DICAS DE SUCESSO PARA QUEM TEM UMA EMPRESA FAMILIAR

Muitas vezes, trabalhar ao lado dos parentes pode ser um problema quando a vida pessoal começa a interferir demais na profissional. Para saber como lidar com esse tipo de situação e demais questões relacionadas ao assunto, algumas dicas de sucesso para quem tem uma empresa familiar veem bem a calhar.

Uma delas é colocar o profissionalismo em primeiro lugar, bem como se preocupar com as principais questões administrativas que envolvem o negócio, o que, aliás, é dever de qualquer tipo de empreendimento. Porém, além disso, é preciso saber lidar da melhor forma possível com as relações interpessoais.

Para tanto, é necessário que os membros da família, quando na empresa, priorizem um comportamento que se assemelhe ao das empresas que não possuem o mesmo perfil. É importante que na hora de se tornar sócio de um ou mais parentes esteja garantido o comprometimento do empreendedor.

É necessário, ainda, que os laços familiares não sejam motivo de facilidades e/ou privilégios. Ao contrário do que se costuma ver nas empresas familiares que são criadas por meio de parcerias entre irmão, tios e primos, é essencial que o negócio não inicie de modo informal.

Por mais que as pessoas prefiram tornarem-se sócias de familiares devido à confiança que depositam neles, pode haver um problema de definição de hierarquia, o que prejudica o negócio, ou mesmo definição de cargos, funções e responsabilidades. Nesse sentido, não pode haver dificuldade em fazer cobranças e exigências.

Mais dicas de sucesso para quem tem uma empresa familiar

É comum que as empresas familiares comecem a partir de pequenos serviços prestados ou pequena produção de produtos que com o seu crescimento mostram-se promissoras. A partir de então, os envolvidos decidem formalizar o negócio, convidar parentes como sócios para investir e fazer o negócio prosperar.

Outras das dicas de sucesso para quem tem uma empresa familiar, portanto, é que nessa hora os empreendedores não se esqueçam de que o planejamento estratégico da empresa é fundamental. À medida que a empresa cresce é preciso que se planejar o seu futuro, a fim de saber quais devem ser os próximos passos.

Para tanto, é preciso realizar reuniões periódicas para definir metas com prazos definidos e fazer um acompanhamento de como a empresa está se desenvolvendo. Isso na realidade é uma dica de sucesso para qualquer pequena empresa, mas a falta de consciência da importância do planejamento pode ser ainda mais fatal para a empresa familiar.

Outra dica é ter um sério controle financeiro, já que empreendedores de pequenas empresas costuma cair no erro de misturar as suas contas pessoais com as da empresa. Tratando-se de uma empresa familiar o problema pode duplicar. É importante que tenha um responsável pelo setor e que ela saiba tomar decisões racionais, sem deixar se levar por questões emocionais.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!