DICAS DE SEGURANÇA PARA PEDESTRES

DICAS DE SEGURANÇA PARA PEDESTRES

Para se manter em segurança ao transitar por ruas movimentadas com carros, motos, bicicletas e mais pedestres, é preciso seguir algumas recomendações, como as dicas de segurança para pedestres que preparamos para você.

Conheça 9 dicas de segurança para pedestres

1. Andar sobre a calçada destinada a pedestre

Na ausência de uma calçada voltada para a circulação exclusiva de pedestres, ande o mais próximo possível do acostamento, sempre no sentido contrário da circulação dos veículos, o que te ajudará a evitar imprevistos, incluindo possíveis atropelamentos.

2. Andar longe da rua quando estiver com crianças

Ao caminhar em companhia de crianças, coloque-as no lado interior da calçada. Quando não houver calçada, mantenha a criança do lado interno do acostamento. Sempre segurando-a pelo braço, o que diminuirá a chance de acidentes.

3. Evitar brincadeiras no leito das vias

Para não se arriscar, nada de caminhar no meio da rua. Caso não seja possível evitar passar pelo meio de uma rua, ande ou permaneça na rua em grupos, jamais sozinho, pois a passagem de mais pessoas ao mesmo tempo chama atenção dos motoristas.

4. Prestar atenção ao atravessar uma rua ou uma avenida

É recomendado adotar o seguinte procedimento na hora de atravessar ruas ou avenidas: sempre que possível, atravesse a via nas faixas destinadas aos pedestres. Caso não haja faixa de travessia, atravesse próximo de onde houver sinalização semafórica; onde não houver esse tipo de sinalização, procure atravessar próximo de um cruzamento, o mais perto possível da esquina, preferencialmente utilizando a faixa de pedestre. Se não houver semáforo nem faixa de pedestre, tente atravessar a via em linha reta no sentido perpendicular à sua borda (calçada, acostamento ou meio fio).

Antes de atravessar, olhe para a esquerda e, depois, para a direita. Logo em seguida, olhe para a esquerda novamente. Só atravesse quando tiver total segurança do movimento; atravesse a via andando calmamente. Não corra nunca, pois poderá tropeçar e cair. Além disso, jamais atravesse a via saindo rapidamente por trás ou pela frente de um veículo estacionado. Evite cruzar ou atravessar as vias sobre pontes, viadutos, túneis, aclives ou declives (ladeiras), exceto onde houver permissão.

5. Subir e descer de ônibus com cautela

Ao utilizar o transporte coletivo, somente suba ou desça do veículo quando este estiver devidamente parado; ao descer do ônibus, nunca atravesse a via por trás ou pela frente deste, pois os demais motoristas poderão não perceber sua entrada na via. Deixe o ônibus sair para, então, atravessar com segurança.

6. Controlar animais de estimação durante caminhadas

Ao caminhar nas vias conduzindo animais, procure sempre manter estes sob o seu controle, segurando-os com cordas ou correntes apropriadas.

7. Escolher roupas adequadas

Em dias chuvosos use sempre roupas claras e dê atenção diferenciada ao seu calçado, pois a pista se torna escorregadia e um calçado inadequado poderá contribuir para um acidente.

8. Cuidar do deslocamento de pessoas que exigem mais atenção

Nunca permita que crianças abaixo de sete anos andem sozinhas pelas vias terrestres. De modo similar, não permita que pessoas com alguma deficiência física ou psicológica, que comprometa sua segurança no trânsito, andem sozinhas pelas vias terrestres.

9. Fazer contato visual com condutores ao atravessar

Comunicação com os motoristas é importante. Por isso, antes de atravessar na frente dos veículos, faça contato visual com os motoristas para ter certeza de que eles te viram.

Pronto, as 9 dicas de segurança para pedestres facilitarão a sua vida no trânsito e evitarão contratempos.