PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





DICAS DE SEGURANÇA PARA O QUARTO DO BEBÊ

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Bebê ,Casa & Decoração

DICAS DE SEGURANÇA PARA O QUARTO DO BEBÊ

Na hora de montar o quartinho da criança, uma das grandes preocupações que os pais devem ter é com a segurança do local para o bebê. Situações como de berços mal montados, com peças soltas, móveis com quinas pontiagudas e tomadas destampadas podem representar um risco grande para os pequenos. Mas na hora de começar a pensar nos móveis e na decoração, você pode seguir algumas dicas de segurança para o quarto do bebê, de forma a garantir que o espaço não seja motivo de preocupação.

5 Dicas de segurança para o quarto do bebê e sua tranquilidade

1. Cuidados com o berço: cheque primeiro se o berço tem uma boa profundidade e se será possível ajustar o colchão com a idade da criança. Se você optar por usar um berço muito antigo, corre o risco de conter chumbo na pintura. O ideal nesta situação é realizar o lixamento total do móvel, o pintando com uma cama de tinta sem a substância tóxica. O risco neste caso se deve ao fato que os bebês tem o hábito de morder as bordas do berço, podendo então ingerir partículas de chumbo. A ingestão desta substância pode resultar em problemas de aprendizagem e ainda distúrbios neurológicos.

2. Atenção ao colchão: confira se o colchão escolhido se acomoda de forma correta no berço. Não é recomendado que você precise recorrer a protetores ou enfeites para completar espaços vazios, que existe o risco de as pernas e os braços dos bebês ficarem presos. É melhor até fugir do protetor em cidades onde faz muito calor, porque ele acumula pó e ainda dificulta a circulação de ar dentro do berço.

3. Na hora de dormir: prefira colocar o bebê para dormir em posição mais segura, de barriga para cima. Desta forma você consegue reduzir os riscos de desenvolvimento da síndrome de morte súbita do lactente. Esta situação é também conhecida como morte do berço. Evite o uso de travesseiros no berço, porque os bebês necessitam de uma superfície reta e firme para dormir. Durante o primeiro ano de via o travesseiro é desnecessário. Evite colocar santinhos ou correntinhas no pescoço do bebê. Antes de deixar o bebê para dormir sozinho, confira se no berço não há nada que ele possa sugar, como cordões ou botões.

4. Crianças sem supervisão: se você for ficar ausente por alguns instantes, lembre-se sempre de deixar a lateral móvel do berço levantada. Isso é indicado para que você se acostume a tomar este cuidado desde o começo, mesmo que o bebê seja recém nascido e não corra nenhum risco de cair. Os berços devem ficar posicionados em locais longe de janelas, enfeites de parede, luminárias ou até mesmo outros móveis que possam ser usados como apoio.

5. Na hora de trocar a fralda: muitos acidentes ocorrem no momento de trocar a fralda, por isso a mãe deve sempre estar ao lado de seu filho quando ele estiver sendo trocado. Conforme o quarto estiver organizado, pode ser mais seguro colocar o trocador no chão para evitar o risco de qualquer queda.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!