PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





DICAS DE SEGURANÇA AO ANDAR DE ÔNIBUS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Viagens

DICAS DE SEGURANÇA AO ANDAR DE ÔNIBUS

A insegurança faz parte do cotidiano da população em casa, no banco, nas ruas e até mesmo dentro dos ônibus. Porém, seguindo 6 dicas de segurança ao andar de ônibus, é possível se prevenir de situações indesejadas como furtos e outros problemas no transporte público.

Simples medidas de segurança podem ajudar a saber como agir e se portar para não se tornar uma vítima de assalto dentro de ônibus do transporte coletivo, por exemplo. Portanto, basta aplicar 6 dicas de segurança ao andar de ônibus, a fim de evitar contratempos ao se deslocar por meio desse tipo de transporte.

6 dicas de segurança ao andar de ônibus

1. Cuidado com pertences: dentro do ônibus, sempre mantenha carteira, bolsa, sacolas ou pacotes na frente de seu corpo. Nunca deixe seus pertences fora de seu campo visual, ou seja, evite colocar objetos em bolsos que não sejam fáceis para você visualizar ou controlar. É comum que celulares e outros objetos sejam retirados de bolsas dentro de transportes lotados sem que o dono perceba, logo, esses itens devem ser carregados no seu peito e não nas costas.

2. Proximidade com os funcionários da empresa do transporte: tente ficar próximo ao motorista ou ao cobrador, especialmente você andar de ônibus com poucos passageiros ou em horários de menor movimento, isto é, no período da noite ou madrugada.

3. Carregar apenas o essencial: ande nos ônibus carregando apenas o dinheiro contado da passagem e mais alguns trocados. Se tiver os cartões de bilhetagem eletrônica, melhor ainda. Evite carregar grandes quantias de dinheiro dentro do transporte público.

4. Mais atenção ao estar sem companhia: no período da noite, evite ficar sozinho em pontos de ônibus. Se possível, aguarde a condução dentro de algum estabelecimento próximo ou na frente de locais com movimento.

5. Cautela no contato com desconhecidos: evite aceitar a ajuda de pessoas estranhas para carregar seus pertences dentro de ônibus, mesmo que o coletivo esteja lotado e você esteja carregando muitas sacolas, especialmente sua bolsa com pertences pessoais.

6. Calma em caso de assaltos: se o transporte onde você estiver for invadido por ladrões, mantenha a calma, evitando encarar os assaltantes diretamente ou tentar conversar com eles. Se achar que consegue se desfazer de alguns valores, faça isso da forma mais discreta possível, tentando manter consigo uma quantia de dinheiro. E jamais reaja!

Há ainda ações recomendados para o transporte em ônibus de viagem, como as medidas a seguir:

1. Cinto de segurança: em ônibus de viagens, sempre use o cinto de segurança, pois ele é obrigatório, apesar de muitas pessoas esquecerem da sua importância no transporte rodoviário;

2. Nada de álcool: jamais consuma bebida alcoólica dentro do coletivo, seja rodoviário ou municipal;

3. Sem objetos perigosos: tenha o cuidado de não carregar objetos pontiagudos ou cortantes.

4. Apenas o necessário: no veículo, carregue apenas objetos pequenos e necessários, como aparelho celular e documentos, deixando para as malas para o bagageiro;

5. Sem conversa com o motorista: para não atrapalhar a direção, não converse com o motorista, falando com ele somente se for extremamente necessário, como dúvidas sobre a viagem e o trajeto;

6. Embarque seguro: na hora de embarcar, tome o cuidado de ficar na calçada, embarcando somente quando o veículo estiver completamente parado.

7. Corpo para dentro: no interior do veículo, não coloque os braços ou o corpo para fora e nem se debruce sobre as janelas.

Pronto, agora você já pode aproveitar trajetos em ônibus com maior conforto e segurança!




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!