PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





DICAS DE ALIMENTAÇÃO PARA JOGADORES DE FUTEBOL

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Futebol ,Saúde

DICAS DE ALIMENTAÇÃO PARA JOGADORES DE FUTEBOL

Além de muito treino, uma alimentação adequada é imprescindível para que o atleta se destaque em sua área. Isso serve inclusive aos praticantes da paixão nacional brasileira: o futebol. Mas mesmo que você ainda não esteja na seleção brasileira, você deve apostar em alimentos favoráveis à sua performance. Para tanto, veja quais são as 5 dicas de alimentação para jogadores de futebol.

Confira 5 dicas de alimentação para jogadores de futebol

1. Selecionar os carboidratos

Os carboidratos têm alto valor energético, o que é indispensável para o jogador de futebol, que precisa de muita energia para gastar tanto nos treinos como em campo. No entanto, é importante saber diferenciar os carboidratos de baixo índice glicêmico antes dos treinos e os simples. Os primeiros devem ser ingeridos preferencialmente antes dos treinos e são aqueles que fazem o organismo trabalhar mais para que sejam digeridos. Dessa forma, o atleta vai ter energia por mais tempo. Entre as melhores opções estão arroz, pão e macarrão integrais, bem como batata doce, aveia e frutas como ameixa e maçã.

Por sua vez, os carboidratos simples devem ser ingeridos depois do treino, tendo em vista que como eles são digeridos mais rapidamente, o organismo conta com mais facilidade para repor as energias perdidas. Exemplos de carboidratos simples são: mel, leite e derivados, açúcares, etc.

2. Comer fontes de proteína

As proteínas são nutrientes construtores, que reparam músculos, tecidos, células, além de produzir anticorpos, hormônios e enzimas; todos fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Assim como os carboidratos simples devem ser consumidos, de preferência, depois dos treinos, as proteínas também são recomendadas para o consumo após os treinos. Alimentos ricos em proteína são os seguintes: carnes vermelhas e brancas, ovos, leite e derivados, castanha, nozes, grão de bico, feijão, ervilha e lentilha, entre outros.

3. Escolher gorduras saudáveis

As gorduras também fazem parte do bom funcionamento do corpo. Por isso, elas devem ser consumidas, desde que a partir das fontes certas. Além de oferecer energia aos jogadores de futebol, gorduras saudáveis ajudam na absorção de vitaminas como A, E, D e K. Também protegem órgãos e tecidos e produzem hormônios. O melhor é optar pelas insaturadas, presentes nos azeites de oliva, canela, girassol e milho, podendo ser usadas para temperar saladas, com moderação.

4. Consumir frutas e legumes

O consumo de frutas e legumes é uma das 5 dicas de alimentação para jogadores de futebol que completa o cardápio de alimentos variado e saudável, sendo de extrema importância. Mais do que a presença de vitaminas e minerais, as frutas e legumes possuem propriedades que regulam o intestino, ajudam na digestão e na circulação do sangue, além de fortalecerem o sistema imunológico.

5. Hidratação

Além de escolher os alimentos certos para ingerir antes e depois dos treinos, os atletas devem manter o seu organismo hidratado todo o tempo, pois é isso que vai permitir com que o restante funcione bem. Como os jogadores perdem muita água ao se exercitarem, pelo suor e urina, por exemplo, os atletas devem tomar, no mínimo, dois litros de água, todos os dias, mesmo em dias que não treinarem. As bebidas hidroeletrolíticas (isotônicos) podem ser ingeridas, mas não em maior quantidade do que a água.

Assim, seus resultados no futebol serão bem mais produtivos.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!