PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





DICAS DE ALIMENTAÇÃO ANTES DO VESTIBULAR

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

DICAS DE ALIMENTAÇÃO ANTES DO VESTIBULAR

Na véspera de um vestibular para ingressas em uma universidade, além de lembrar toda a matéria que deve cair na prova e ser avaliada, o estudante deve também estar preocupado em manter uma alimentação saudável e não prejudicar a qualidade da alimentação em nome do estudo de última hora. Entre as principais dicas de alimentação antes do vestibular está o cuidado em equilibrar o consumo de alimentos leves, mesclado com hidratação com água e líquidos isotônicos. Isso pode interferir na concentração do candidato e até resultar em melhor desempenho na prova.

Principais dicas de alimentação antes do vestibular

Muitos candidatos já foram prejudicados por uma alimentação inadequada justamente na hora da prova, em que o nervosismo já interfere demais em alguns candidatos chegando a prejudicar o desempenho no vestibular. Uma das principais dicas é nunca resolver mudar sua rotina alimentar muito próximo do dia da prova, porque é comum sentir algum mal estar ou indisposição quando se altera o cardápio, mas não é recomendado que isso ocorra justamente na época do vestibular. Pode parecer simples, mas a alimentação incorreta pode ser determinante para um bom desempenho no vestibular.

O que dizem os especialistas?

Nutricionistas recomendam que o melhor é equilibrar o consumo de alimentos salgados, doces e fibras. A dica é consumir alimentos que o candidato ao vestibular já esteja habituado em ingerir normalmente. Boas opções para dar energia são o suco de açaí e banana com granola, porque facilita a digestão e aumenta o ânimo. Outras boas opções com o mesmo propósito são as castanhas, nozes, ameixas e amêndoas. Nutricionistas também sugerem que o candidato ao vestibular leve para a hora da prova uma barra de cereal, outra de chocolate e também água, porque comer este alimentos ajudam a despertar se o sono chegar no meio da prova.

Entre as dicas de alimentação antes do vestibular, a principal recomendação é cuidar dos hábitos alimentares com antecedência. No dia anterior a prova o ideal é ficar muito hidratado, consumindo dois litros de água, ainda mais nos dias mais quentes. A desidratação pode causar falta de atenção, letargia e alteração de memória. Mas a hidratação exige cuidados também, já que se tomar mais de 200 ml de uma vez pode acabar resultando em uma vontade de ir ao banheiro fora de hora. A dica é alternar entre isotônico e água de quinze e quinze minutos. Para diminuir a ansiedade, o candidato pode ingerir alimentos como chocolate e banana. Os alimentos salgados devem ser consumidos para ajudar no equilíbrio do organismo em situações de queda de pressão.

O que evitar?

Nutricionistas recomendam tomar alguns cuidados para não comprometer o desempenho do candidato na hora da prova, como a ingestão de alimentos que necessitam de digestão lenta. Evite, por exemplo, almoçar antes da prova pratos como churrasco e feijoada. Outros alimentos fortes como embutidos e queijos amarelos devem ser evitados, assim como o consumo de álcool, por pelo menos 72 horas antes da prova.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!