PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





DESVANTAGENS DE TOMAR REFRIGERANTE

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

DESVANTAGENS DE TOMAR REFRIGERANTE

Todo refrigerante faz mal para o organismo. Além de ser um alimento que não possui valor nutricional considerável, o refrigerante ainda engorda, podendo ainda levar à obesidade, além de causar diabetes e diversos outros problemas de saúde. Pensando nisso, é importante conhecer as maiores desvantagens de tomar refrigerante.

Com tantas desvantagens de tomar refrigerante, recomenda-se parar ou diminuir o consumo dessa bebida, para evitar os riscos que esse tipo de substância gera no organismo. Por isso, reflita mais sobre a quantidade e a frequência de consumo das bebidas gaseificadas.

Desvantagens de tomar refrigerante

1. Envelhecimento rápido

Qualquer tipo de refrigerante de cola, tanto o normal quanto os que possuem menos açúcar, apresentam também em sua composição o fosfato, que se trata de um ácido que dá o sabor característico da cola na bebida, além de fazer com que o refrigerante dure mais tempo na prateleira. Esse ácido também está presente em alimentos como leite, carne e nozes, mas em quantidades bem menores.

O excesso dessa substância no refrigerante pode resultar em problemas cardíacos e renais, além de osteoporose, perda muscular e envelhecimento acelerado. O consumo excessivo pode causar morte mais cedo em comparação com quem tem níveis medianos de fosfato.

2. Desenvolvimento de câncer

O corante artificial caramelo, usado na composição dos refrigerantes de cola é bastante prejudicial à saúde, pois dois elementos desse corante são reconhecidos por causar câncer. Uma ameaça de câncer já pode ser causada pelo consumo de 16 microgramas por pessoa por dia de 4-metilimidazol.

3. Apodrecimento dos dentes

Quem consome refrigerante em excesso tem mais chance de ficar com a boca cheia de cáries, devido os níveis altíssimos de açúcar. Além disso, o consumo frequente de refrigerante enfraquece os dentes, que também ficam com um aspecto mais amarelado do que o tom de dentes de quem não costuma tomar refrigerantes.

4. Problemas neurológicos

Para manter seu aroma, os refrigerantes possuem em sua composição o óleo vegetal bromado, o BVO. Mas esse mesmo produto químico é usado para retardar chamas nos plásticos. Trata-se de um produto químico que pode também causar distúrbios de memória e uma perda das recordações nervosas se for consumido em grandes quantidades. Além disso, é possível ocorrer acúmulo de gordura no corpo, problemas de comportamento, lesões nos músculos do coração e infertilidade.

5. Material tóxico

O problema dos refrigerantes não está apenas na bebida, já que praticamente todas as latas de alumínio de refrigerante usam em sua composição uma resina chamada bisfenol A. Essa substância é usada para impedir que os ácidos constantes no refrigerante reajam com o metal. Mas essa resina pode influenciar nos hormônios e até já foi associada a infertilidade, obesidade e também alguns tipos de câncer.

Ao evitar consumir refrigerante em excesso, a probabilidade de sofrer por alguns dos problemas citados será bem menor.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!