PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





DANÇATERAPIA – O QUE É?, EFEITOS TERAPÊUTICOS, TERAPIA PSICODINÂMICA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

DANÇATERAPIA – Assim como a Musicoterapia e a Arte terapia, a Dançaterapia é um estilo de terapia psicodinâmica que se utiliza da linguagem corporal para expressar medos, inseguranças, neuroses, pânicos, obsessões, raiva, dúvidas, pensamentos, aflições, pânicos e outros diversos sentimentos e emoções que por algum motivo fiquem guardados no paciente e que por consequência venham a se tornar problemas psicológicos.

DANÇATERAPIA - O QUE É?, EFEITOS TERAPÊUTICOS, TERAPIA PSICODINÂMICA

Crianças, adolescentes, idosos, adultos, pessoas com deficiências graves, cegos, surdos, mudos, pacientes com problemas psiquiátricos, perturbações (ansiedade, emocionais, comportamentais, etc.) e pessoas que possuam neuroses podem realizar a Dançaterapia. Assim como qualquer pessoa que tenha vontade de melhorar seu nível de qualidade de vida.

Como a Dançaterapia se utiliza da linguagem corporal, ela é uma modalidade de terapia não verbal, ou seja, não se utiliza da fala para tratar e melhorar a qualidade física e psíquica do paciente. Dessa forma, de acordo com os especialistas, a Dançaterapia favorece a interação e a conexão entre corpo e mente.

Segundo os especialistas, a Dançaterapia possui alguns objetivos para aqueles que participam dessa modalidade de terapia, tais como: dar valor as diferenças físicas e psíquicas como caminhos de desenvolvimento por meio da dança; reconhecer a relação entre corpo e espaço; estabelecer por meio do movimento a relação voz-corpo; desenvolver a consciência do corpo, de suas possibilidades e limites; etc.

Entre os centros de Dançaterapia mais famosos do país está o Centro Internacional de Dançaterapia Maria Flux (http://www.dancaterapia.org/), que possui uma metodologia própria e que também forma profissionais para atuarem na área. No site do Centro você encontra as datas dos próximos cursos de Dançaterapia em São Paulo e em Pirenópolis.

Para Pio Campo, um dos adeptos do método Maria Flux no Brasil, “quando por causa da doença, dos traumas, da depressão ou da perda de interesse pelo que está ao nosso redor nos afastamos de nós mesmos e entramos nos campos nebulosos do “não sentir”, a dançaterapia que é um movimento de afirmação e de recuperação também da própria identidade, pode reconduzir à dimensão do prazer, do equilíbrio, da criação”.

Apesar desse tipo de terapia existir há muitas décadas, a Dançaterapia possui poucos adeptos no país. Algumas das escolas que oferecem a técnica são: Centro Brasileiro de Dançaterapia, algumas unidades do SESC, Espaço Corporal e o Centro Internacional de Dançaterapia Maria Flux.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!