PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





CURSO UNIVERSITÁRIO PARA TERCEIRA IDADE

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Cursos

CURSO UNIVERSITÁRIO PARA TERCEIRA IDADE – Com o aumento da expectativa de vida do brasileiro e da população de idosos (quase 8% da população tem mais de 65 anos), mais política públicas e iniciativas têm surgido. São incentivos à saúde e a prática de exercícios físicos e também estímulos às atividades intelectuais e sociais. Com vistas ao aumento da qualidade de vida dessa parcela de brasileiros é que se criou o curso universitário para terceira idade.

CURSO UNIVERSITÁRIO PARA TERCEIRA IDADE

E os estudos são sérios, vinculados às universidades federais, estaduais e particulares, estão espalhados por todo o país e levam vários nomes: universidade da terceira idade, universidade da maturidade, universidade aberta da terceira idade, mas o mais importante é que todas elas estão focadas em oferecer ensino e vivência acadêmica em cada curso universitário para terceira idade.

Surgido na França, no Brasil, desde a década de 90 que a PUC de São Paulo, pioneira neste estado, oferece curso universitário para terceira idade. De lá para cá, dezenas de outras instituições de ensino superior de norte a sul, criaram suas próprias propostas acadêmicas e cada curso universitário para terceira idade é livre para formar sua própria identidade, com objetivos, conteúdo, estrutura curricular, atividades e tempo de duração próprios. As faculdades destinadas para esse público não são regulamentadas pelo Ministério da Educação (MEC) e por isso, os cursos não possuem caráter oficial de graduação.

É esperado que as universidades abertas da terceira idade proporcionem ao idoso, oportunidades para que desenvolva suas experiências e possa intervir na realidade, trocando experiências e conhecimentos e informações com as gerações mais novas, recriando papéis, combatendo preconceitos e contribuindo para a qualidade de vida de toda comunidade.

Em geral, os interessados em mais informações sobre as universidades abertas da terceira idade devem entrar em contato com as instituições públicas de ensino superior de sua cidade ou estado. Pode entrar em contato também com instituições privadas, mas é fundamental que se preocupe com o renome da faculdade, a fim de que a seriedade acadêmica e a credibilidade estejam presentes. Entre os cursos, são mais de 100 opções que variam entre cultura, atualidades, artes, saúde, política, economia e outros. Línguas estrangeiras e inclusão digital costumam integrar as grades curriculares.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!