PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Cursos

CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO – Empresa nenhuma quer colocar seus funcionários e sua reputação em risco. Por isso, é imprescindível atualmente que uma companhia conte, em seu quadro de funcionários, com uma equipe responsável pela segurança do trabalho. Esse departamento é responsável por reduzir e minimizar os acidentes e as doenças do trabalho, ao mesmo tempo em que protege o trabalhador em sua capacidade de exercer a profissão e sua integridade física e mental.

CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

Uma equipe de segurança do trabalho é composta por profissionais de diferentes áreas. São eles: médico do trabalho, engenheiro do trabalho, enfermeiro do trabalho e técnico em segurança do trabalho.

Este último profissional deve, antes de exercer a profissão, se inscrever em um curso técnico de segurança do trabalho. Para isso, basta que esteja cursando ou que já tenha concluído o segundo grau. O curso tem duração de dois anos e a grade curricular é composta por disciplinas como Higiene Industrial, Psicologia no Trabalho, Combate a Incêndios e Primeiros Socorros.

Depois de formados, os técnicos atuam em qualquer lugar onde existam trabalhadores, como por exemplo, em fábricas, empresas privadas, hospitais e empresas de extração. Os técnicos em segurança do trabalho costumam trabalhar em conjunto com os engenheiros do trabalho. As atribuições deste profissional são as mais diversas. Há a possibilidade de focar o trabalho na organização de programas que visem à prevenção de acidentes, além de orientar os trabalhadores sobre as formas corretas de se usar os equipamentos de segurança. O técnico também pode atuar na inspeção das empresas, verificando se as instalações e os equipamentos são seguros e se não oferecem riscos de acidentes. Os acidentes que porventura aconteçam nas empresas também são investigados pelos técnicos, que examinam o que ocorreu para poderem identificar as causas e as providências que devem ser tomadas.

O indivíduo que tiver interesse em fazer o curso técnico de segurança do trabalho pode optar por fazê-lo em diversas instituições. Os SENAC e SENAI são ótimos referenciais de cursos voltados para esta área. Basta acessar os sites referentes à sua região para conferir se a unidade da sua cidade oferece a oportunidade. Há também a possibilidade de fazer este curso nos CEFETS, que estão presentes na maioria dos estados brasileiros.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!