PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Cursos

O Curso Técnico de Enfermagem é um dos mais procurados. O profissional dessa área, atua executando atividade de nível médio, em grau auxiliar e participando do planejamento da assistência de enfermagem, em ações assistenciais de enfermagem, dentro de uma equipe de saúde. O campo de atuação é muito amplo, com diversas oportunidades dentro de um espaço hospitalar público ou privado, além de clínicas, unidades de saúde, escolas, creches e domicílios.

CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM

Em média, um curso de Enfermagem tem duração de quatro semestres letivos, o equivalente a dois anos completos, com carga horária de 1.800 horas, sendo que dessas horas, 1.200 são horas teóricas e 600 são horas de estágio supervisionado obrigatório. Sua função é formar profissionais aptos para estar junto à equipe na prevenção, recuperação e reabilitação da saúde individual e coletiva, visando a melhoria da qualidade de vida em um âmbito geral.

Alguns dos temas estudados ao longo do curso são: estudos de caso, proposição de problemas, contato com empresas e especialistas da área, trabalho de campo e simulações de contextos, atividades práticas em laboratório. Já o estágio é dividido em sete momentos ao longo dos módulos e são feitos em locais especializados de instituições que prestam cuidados de saúde e onde existe a necessidade de assistência de enfermagem.

Não é preciso ter concluído o nível médio para se inscrever em um Curso Técnico de Enfermagem. O aluno que estiver cursando a 3ª série do Ensino Médio já pode se matricular. Os cursos podem ser realizados tanto em escolas especializadas de nível público quanto de nível privado. Ao concluir o curso, imediatamente o formando estará habilitado para atuar na área de saúde exercendo as atividades ligadas à sua função.

Além desse método, existem também cursos através de vídeo-aula e cursos mais curtos, com duração de seis meses. Entretanto, a formação seria menos completa e o profissional não estaria 100% preparado para sua atuação no mercado de trabalho. Em média uma pessoa formada em um curso de enfermagem começará sua carreira com um salário inicial em torno de R$ 1.500, dependendo da instituição em que irá exercer seu cargo, podendo ultrapassar esse valor.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!