PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





CURSO ONLINE GRÁTIS DE CAVAQUINHO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Cursos

CURSO ONLINE GRÁTIS DE CAVAQUINHO

Quem aprecia o cavaquinho pode encontrar sites que oferecem curso online grátis de cavaquinho. Assim, é possível aprender nos momentos de lazer, sem ter que se deslocar para uma escola e mesmo gastar dinheiro. Vale antes conhecer um pouco mais sobre esse instrumento, que também é chamado de machetinho e braguinha.

O cavaquinho é um instrumento de corda, muito similar ao violão. No entanto, conta com proporções bem menores. Além disso, o seu som é feito por meio de dedilhado, sendo muito popular na hora de acompanhador outros instrumentos, embora possam ser feitos solos com o cavaquinho.

Esse instrumento não pode faltar em várias festas da cultura popular brasileira, como nas congadas paulistas, quando integra junto com outros instrumentos o choro, entre eles, o bandolim, a flauta e o violão. A sua origem costuma estar associada à cidade portuguesa de Braga, onde teria sido desenvolvido por um povo chamado biscainhos.

Entre outros motivos, acredita-se que a sua origem seja em Portugal devido à afinação do instrumento, que é característica da cidade de Braga, ou seja, ré-lá-si-mi. Além disso, o cavaquinho é tocado em muitos outros países além do Brasil, como em Cabo Verde, Moçambique e Portugal.

Embora não seja o cavaquinho, existe um instrumento muito parecido com ele que é tocado nas ilhas do Havaí, o ukulele, que é praticamente igual em termos de som e estética. Um dos artistas mais famosos por tocar cavaquinho foi o instrumentista Waldir Azevedo. Porém, depois do seu falecimento, o pódio foi ocupado até os dias de hoje pelo paulista Roberto Barbosa, também conhecido como Canhotinho.

Dicas de curso online grátis de cavaquinho

O site Cursando Grátis conta com o curso online grátis de cavaquinho. Para fazê-lo, não é preciso realizar nenhum download. Basta selecionar o tópico desejado, para que apareça o conteúdo na própria página inicial. Os seus tópicos são: conhecendo o cavaquinho; nome de alguns acordes; mão direita e mão esquerda; onde se deve tocar; iniciando as batidas; sequência de acordes maiores; sequência de acordes menores; sequência de acordes sustenidos maiores; e sequência de acordes sustenidos menores.

Tablaturas ilustram o curso, sendo fácil acessá-lo e aprender a tocar cavaquinho. Já o site MVHP disponibiliza o curso mediante um baixo custo. No entanto, algumas informações e dicas são disponibilizadas de forma gratuita na página inicial, como introdução e funções. Quem pagar o valor adicional vai aprender ainda sobre simbologia, prática, escalas, noções teóricas, batidas, leitura e muito mais.

Já no site Blogdorium, é possível acessar uma apostila com o curso online grátis de cavaquinho. O portal Primeiros Acordes também disponibiliza algumas noções básicas e vídeo com dicas. Por sua vez, o site Essas e Outras é outra opção para aprender a tocar o instrumento. O curso online é grátis e apresenta vários vídeos.

Portanto, é só escolher o curso mais adequado para o seu interesse.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!