PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





CUIDADOS QUE DEVEMOS TOMAR COM OS MACHUCADOS

Autor: G. Produções
Publicado em: Saúde

CUIDADOS QUE DEVEMOS TOMAR COM OS MACHUCADOS – Pequenos machucados e escoriações são rotina em toda família, principalmente aquelas com maior número de crianças. Quando alguém na nossa casa sofre um pequeno acidente, já partimos para a nossa velha caixinha de primeiros socorros familiar, e sacamos nossos famosos recursos curativos tradicionais. Gaze, água oxigenada, antisséptico e outros produtos campeões de vendas nas farmácias são os aliados mais comuns. O que não sabemos é que a recomendação médica para esse tipo de ferimento é a mais simples possível: lavar com água e sabão.

CUIDADOS QUE DEVEMOS TOMAR COM OS MACHUCADOS

Na verdade, boa parte do nosso arsenal doméstico, como a água oxigenada, por exemplo, é indicada apenas em caso de infecção. A opinião dos médicos é quase unânime em relação à recomendação dos antissépticos e iodo: esses produtos não são recomendados para o uso diário. Um dos produtos mais utilizados e sem qualquer risco é mesmo o soro fisiológico, que por seu uso em diversas ocasiões tornou-se um item importante nos lares de hoje.

Outra recomendação importante para machucados leves é evitar o uso de curativos. Se aquele ferimento não estiver diretamente em contato com peças de roupa o tempo todo, o que poderia levar a uma futura infecção ou atrasar a cicatrização, o melhor mesmo é deixar o ferimento descoberto. Na linguagem popular, deixar o ferimento "respirar". Isso é importante para que o local do ferimento esteja sempre seco, o que facilitará e muito a sincronização. Se o local permanecer úmido, a proliferação de microorganismos será muito maior.

Se acontecer do acidente doméstico gerar um machucado com uma gravidade um pouco maior, como aqueles que não param de sangrar é importante, primeiro de tudo, estancar o ferimento na medida do possível. Se houver complicações, o bom senso deverá ser acionado para garantir que um ferimento que necessite de cuidados médicos seja tratado em casa. Um dos erros mais comuns nesse tipo de ferimento é a substituição da sabedoria doméstica pela especialidade médica. Se sentir que pode piorar, corra para o pronto-socorro mais próximo. Se não houver mesmo necessidade, basta lavar bem o ferimento e seguir nossas dicas. O cuidado e o bom senso são sempre a parte mais importante.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!