CUIDADOS PÓS-OPERATÓRIOS

Autor: G. Produções
Publicado em: Saúde

CUIDADOS PÓS-OPERATÓRIOS – Existe vários tipos de cuidados pós-operatório, dependendo da operação que o paciente se submeteu, mas em linhas gerais, alguns são rotineiro, e valem para a maioria dos pacientes.

grey CUIDADOS PÓS OPERATÓRIOS

Nas primeiras horas após a operação, o paciente deve agir para superar os primeiros momentos depois da cirurgia, então se recomenda que sempre mantenha o corpo em repouso, e que durma o máximo que puder, desfrutando do sono que é um excelente relaxante, tanto mental, quanto corporal. Qualquer movimento que se possa ter deve ser lento e muito cuidadoso.

Para evitar as complicações pós-operatórias, o paciente deve manter seus pés em movimento, flexionando-os para frente e para trás, e alongando a panturrilha. Geralmente a movimentação é feita somente pelo paciente, mas, em alguns casos, o acompanhante pode ajudar, fazendo as movimentações de forma passiva. Esses exercícios devem ser feitos no mínimo três vezes ao dia, pois auxiliam na circulação do sangue, e evita dores e formação de trombos.

O primeiro banho é na casa do paciente, após 48 horas da cirurgia. Os pacientes que fizeram cirurgia de orelha em abano não devem molhar os cabelos, fora isso, as demais cirurgias estão liberadas para lavar o corpo todo, sempre com a ajuda de um acompanhante, auxiliando no banho. Os pontos devem ser secados com secador, em temperatura fria, pois a fita que protege a cirurgia deve permanecer seca. Esta recomendação serve para qualquer tipo de cirurgia. Durante o período hospitalar, quem se encarrega desses cuidados é a equipe de enfermagem, tomando todos os cuidados imprescindíveis em um ambiente hospitalar.

Seis horas após a operação, o paciente já pode ingerir água, mas deve beber devagar, aos goles, para evitar enjoo, que pode acontecer devido à anestesia. No primeiro dia, a alimentação deve ser leve e a base de líquidos, caldos, sopas, e isotônicos. Deve-se sempre lembrar que o período pós-operatório não é recomendado para se fazer regimes. Para evitar o aparecimento de seroma (liquido na região operada), é recomendado comer clara de ovo frita (omelete) e cozida, em grande quantidade, de oito a dez vezes por dia, para aumentar o nível de albumina no organismo.

Por fim, é permitido tomar sol e sauna após 40 dias da cirurgia. O paciente deve proteger a pele com filtro solar para evitar a mancha no local da operação. As relações sexuais não necessitam guardar repouso (salvo cirurgias na região do abdome, onde é necessário aguardar 40 dias, e tomar cuidado para não pressionar o local operado).

Alguns pacientes, depois da cirurgia, encontram-se em estado depressivo, com tristeza e desânimo, e isso é normal, principalmente porque nos primeiros dias, o corpo fica inchado e arroxeado, mas, após o período de cura do paciente, os inchaços e arroxeados desaparecem e a auto-estima é recuperada.

Vale sempre lembrar que os cuidados devem sempre ser acompanhados pelo seu médico. E quem em alguns casos os cuidados pós-operatórios podem mudar.




Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail




Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2013 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!