PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





CUIDADOS PARA QUEM TEM INSUFICIÊNCIA RENAL

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

CUIDADOS PARA QUEM TEM INSUFICIÊNCIA RENAL

Existe uma série de cuidados para quem tem insuficiência renal, sendo que muitos deles estão associados aos hábitos do dia-a-dia, inclusive em relação a dietas, ingestão de líquidos e uso de remédios. Quanto ao cardápio, quem tem problemas nos rins deve ingerir alimentos saudáveis, sem excesso de sal.

Quanto mais sério o problema, maiores são os cuidados, mas ao ter muita atenção nas melhores formas de tratar a insuficiência renal desde o início, é possível evitar que o problema seja agrave. Nesse sentido, é preciso saber muito bem o que pode ou não ser ingerido. Nesse caso, a água também não pode ser ingerida em excesso, tendo que ser bem dosada conforme o grau da situação.

Por outro lado, a carne não é um problema, já que o rim artificial, nos casos mais avançados de quem faz hemodiálise, depura muito bem a ureia. Já o doente renal crônico deve atentar para a quantidade de proteínas, açúcares e gorduras que consome, para não emagrecer.

Quanto à água, vale lembrar que ela é eliminada 90% pelos rins e 10% pela respiração, pele e fezes. Por isso, quem tem a função dos rins comprometida deve equilibrar a entrada e saída de água, levando em conta que todos os alimentos possuem água, como é o caso das frutas, em especial. Ainda há aqueles alimentos que ficam com 50% de água depois de cozidos, como feijão, legumes, arroz, grãos e massas.

Mais cuidados para quem tem insuficiência renal

Quando o paciente não urina normalmente e a água se acumula no organismo com insuficiência renal, o excesso de água pode causar uma série de complicações. Entre elas, náuseas, dores de cabeça, tremores, tonturas, hipertensão até falta de ar, insuficiência cardíaca, edema agudo de pulmão e edema generalizado.

Já o sal é o maior inimigo de pessoas com problemas nos rins, devido a todas as complicações que origina, como sede intensa, o que é um grande problema, pois a água ingerida deve ser limitada, bem como tonturas, hipertensão, tremores, confusão mental, abalos musculares, entre outros. Por isso, entre os cuidados para quem tem insuficiência renal está definir uma quantidade máxima de sal que pode ser ingerida diariamente e nunca ultrapassá-la.

Embora caiba ao médico dizer qual a quantidade adequada, é importante que o indivíduo se acostume a consumir comidas praticamente sem sal. Temperos verdes, ervas e outras especiarias podem driblar essa ausência.

Outro cuidado muito importante é ficar longe dos produtos industrializados, congelados, enlatados e carnes processadas. A isso podemos incluir presunto, salames, salsicha, mortadela, atum e sardinha em alta, etc. Quanto às proteínas, o paciente deve preferir as de origem animal, como ovos, leite, queijos. Já as proteínas vegetais de baixo valor biológico (feijão, amendoim, aveia, ervilha seca e outros) devem ser ingeridas com moderação.

Ao seguir as recomendações acima, você terá menos problemas ligados a insuficiência renal.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!