PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





CUIDADOS PARA QUEM TEM HIPERTENSÃO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

CUIDADOS PARA QUEM TEM HIPERTENSÃO

Um dos principais gatilhos para uma série de problemas de saúde, especialmente os do sistema circulatório e coração, é a hipertensão arterial, conhecida popularmente como pressão alta. Quem apresenta uma pressão igual ou maior que 140/90mmHg é diagnosticado como hipertenso. Levando isso em conta, é essencial conhecer cuidados para quem tem hipertensão.

Em geral, os hipertensos são pessoas mais sujeitas a sofrer com falhas no coração, nos rins e até no cérebro. A hipertensão é uma doença crônica, ou seja, ela não tem cura, mas pode ser controlada. Por isso, é importante tomar alguns cuidados para quem tem hipertensão, além de realizar exames com regularidade para detectar como anda seu coração.

Quem tem pressão alta é hipertenso? Para ser considerado uma pessoa hipertensa, o paciente precisa apresentar-se constantemente com a pressão mais alta que o normal. Isso porque qualquer pessoa que esteja passando por um esforço físico mais intenso, uma situação de estresse aguda, pode enfrentar uma variação na frequência cardíaca, alterando os números da pressão. Mas atitudes simples podem ajudar não somente a se prevenir, mas também a controlar os níveis de pressão que já estiverem elevados.

Cuidados para quem tem hipertensão

1. Mantendo o peso ideal: o problema de quem está acima do peso é que isso dificulta o esforço e trabalho que o coração precisa realizar para bombear o sangue por todo o corpo. O coração de uma pessoa acima do peso pode ir hiperatrofiando com o passar do tempo, de forma que as lesões causadas por esse esforço excessivo podem ser irrecuperáveis.

2. Não fique parado: pratique regularmente alguma atividade física, principalmente as aeróbicas, como uma caminhada ou pedalada. Isso porque as atividades contribuem para a melhora de todo o sistema circulatório, mas também o pulmonar.

3. Reduza o sal: o problema do excesso de sal na dieta é que o sódio resulta na retenção de líquidos, o que acaba causando a hipertensão. Por isso, fique atento ao peso da mão na hora de temperar os alimentos, além de reduzir o consumo de alimentos enlatados e em conserva.

4. Evite álcool: o consumo de bebida em excesso é um grande inimigo de que quem está tentando manter a pressão controlada. Se não conseguir cortar as bebidas completamente de sua dieta, consuma as bebidas alcoólicas com muita moderação.

5. Coma bem: na dieta de quem deseja manter seu coração em bom funcionamento, pouco sal e gorduras saudáveis são medidas indispensáveis. Invista na ingestão de frutas, verduras e legumes, preferindo os cortes magros de carne vermelha, que tem menos gordura.

6. Atenção aos medicamentos: jamais deixe de tomar algum remédio recomendado pelo médico e nunca tome medicamentos que foram indicados para outras pessoas, ainda que seja o mesmo problema. É importante lembrar que cada organismo reage de uma forma diferente e os medicamentos podem elevar a pressão.

Ao adotar os cuidados que acabamos de explicar, você terá mais chance de viver bem mesmo com hipertensão.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!